Categorias
Memória

Morre, aos 92 anos, Maria Lenk, pioneira da natação brasileira

Desde 1925 em contato com as piscinas, a nadadora passou mal na tarde de ontem, 16 de abril, enquanto treinava na sede do Flamengo.

Lenk foi a primeira mulher sul-americana a disputar os Jogos Olímpicos, em 1932.

Após inúmeras quebras de recordes e conquistas, dedicou-se, em 1942, à fundação da Escola Nacional de Educação Física da UFRJ, onde lecionou, aproximadamente, por 40 anos. Durante a trajetória de sua vida não abandou o esporte e seguiu conquistando medalhas nos torneios dos quais participava.

No ano de 1988, foi eleita uma das dez melhores atletas do mundo em sua categoria e entrou para o Hall da Fama da Federação Internacional de Natação (FINA).

Em 12 de fevereiro deste ano, Maria Lenk foi homenageada pelo Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, que deu seu nome ao Parque Aquático no qual serão disputadas as provas de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais dos Jogos Pan-Americanos.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da nadadora, que será lembrada em todas as competições da modalidade pela sua dedicação e contribuição ao esporte.