Homenagem a Manuel Bandeira na UFRJ

Foto: Eneraldo Carneiro

Salão Dourado lota para homenagear Manuel Bandeira

O Fórum Poesia iniciou a sua programação de 2007 no Forum de Ciência e Cultura (FCC) homenageando o poeta Manuel Bandeira. Durante todas as quartas-feiras dos meses de maio e junho, sempre a partir das 19h, o Forum abre suas portas para promover o encontro entre a universidade e a comunidade poética do Rio de Janeiro.

A abertura do Fórum Poesia contou com a presença do grupo “Poesia Simplesmente” que unindo música, dança e poesia contou a vida do poeta com a apresentação de “Evocação ao Recife: Bandeira, a rosa, a estrela, a canção”. Também participaram da homenagem o grupo “Eco do Santa Marta”, que fez um recorte da cultura carioca através de poesia e da música popular brasileira.

Na segunda parte do evento o Fórum Poesia recebeu a poesia de Geraldo Carneiro, que fez o relançamento do seu livro “Baladas do Impostor”, Affonso Romano de Sant’ Anna, que leu alguns dos poemas do seu livro Vestígios. Representando os estudantes, estavam presentes também os alunos da Faculdade de Letras da UFRJ João Pedro Fagerland e Gregory Magalhães Costas, que também citaram os seus poemas.

O homenageado da noite, Manuel Bandeira, nasceu em Recife e chegou a cursar a Escola Politécnica de São Paulo. Acabou se afastando do curso devido à tuberculose, doença mortal na época. Bandeira escreveu seus primeiros versos em 1912 e a partir de então não parou. Publicou poemas, livros e participou do movimento da Semana de Arte Moderna de 1922, que revolucionou os conceitos de arte brasileira, com o poema “Os sapos”. Bandeira se tornou um dos marcos da literatura brasileira com uma poesia com temas cotidianos e universais, trazendo muitas vezes um tom melancólico devido às debilidades causadas pela tuberculose e sempre valorizando as mulheres.

O próximo encontro será no dia 2 de maio e a homenagem da noite será ao cinema-poesia de Sílvio Tendler. O público assistirá a trechos produzidos pelo autor. A entrada é franca. Mais informações pelo site www.fcc.ufrj.br.