Na tarde da última segunda-feira, 9 de abril, a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro comemorou 60 anos de autonomia administrativa, fato que representou sua desvinculação da Faculdade de Medicina. Em grande festa, o aniversário que teve o início de suas comemorações no auditório Rodolpho Paulo Rocco, o “Quinhentão”, localizado no Centro de Ciências da Saúde. Como parte da programação será acontece o I Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão, nos dias 10 e 11, que visa discutir a profissão farmacêutica no novo milênio. ">Na tarde da última segunda-feira, 9 de abril, a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro comemorou 60 anos de autonomia administrativa, fato que representou sua desvinculação da Faculdade de Medicina. Em grande festa, o aniversário que teve o início de suas comemorações no auditório Rodolpho Paulo Rocco, o “Quinhentão”, localizado no Centro de Ciências da Saúde. Como parte da programação será acontece o I Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão, nos dias 10 e 11, que visa discutir a profissão farmacêutica no novo milênio. ">

Faculdade de Farmácia comemora 60 anos

Na tarde da última segunda-feira, 9 de abril, a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro comemorou 60 anos de autonomia administrativa, fato que representou sua desvinculação da Faculdade de Medicina. Em grande festa, o aniversário que teve o início de suas comemorações no auditório Rodolpho Paulo Rocco, o “Quinhentão”, localizado no Centro de Ciências da Saúde, sediou a solenidade de abertura do evento. Como parte da programação acontece o I Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão, nos dias 10 e 11, que visa discutir a profissão farmacêutica no novo milênio.

Antes mesmo de o evento ter início formalmente, o diretor da Faculdade de Farmácia, professor Carlos Rangel Rodrigues já saudava os presentes com calorosa recepção, dando especial atenção às três primeiras fileiras, onde estavam sentados ex-diretores e outras autoridades, futuros homenageados da cerimônia. O clima gerado pelo reencontro entre professores e ex-alunos era de enorme saudosismo entre os que, hoje, são companheiros de profissão. Após a apresentação do Coral Meninos de Luz, com jovens da comunidade Pavão – Pavãozinho coordenados pela professora Maria José Chevitarese, da Escola de Música da UFRJ, foram chamados à mesa, um a um, reitor, prefeito da Cidade Universitária, decano, diretor da Faculdade de Farmácia e seu vice-diretor, onde permaneceram de pé para a execução do hino nacional.

O reitor em exercício, professor José Luiz Fontes Monteiro, declarou oficialmente aberta a cerimônia, agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância do festejo. Em seguida, a professora e presidente da comissão organizadora, Gisela Maria Dellamora Ortiz, destacou sua dificuldade em falar por se tratar de um momento de enorme orgulho para todos. Organizando o evento há um ano, a professora emocionou-se muito com a concretização do evento. Dando seqüência à abertura, o diretor da Faculdade de Farmácia apresentou, brevemente, a história da farmácia, como um todo, para então, apresentar as condições que originaram e permitiram os avanços da Faculdade de Farmácia na UFRJ, sabendo-se incapaz de narrar todos os fatos que propiciaram essa evolução.

Em foco por conta da data, a separação da Faculdade de Farmácia da Faculdade de Medicina foi amplamente narrada por Carlos Rangel, que salientou os inúmeros avanços alcançados com a tão esperada autonomia, como a inserção de novas disciplinas com trabalho de conceitos mais sólidos para os estudantes, além de maior autonomia na estruturação curricular – esta que já havia sofrido inúmeros retrocessos ao longo da história. Autonomia essa que veio com a nomeação de Mário Taveira para diretor da Faculdade, sendo o primeiro a ocupar o cargo, 113 anos depois da implantação das bases embrionárias do curso, que passou a ter quatro anos de duração e 18 disciplinas.

O diretor abordou, inclusive, a importância da criação da Faculdade de Farmácia para a afirmação de um estudo científico, em detrimento ao empirismo botânico, pautando o comprometimento que a Faculdade manteve, durante todos os anos de sua existência, com a integralização das diferentes áreas do ensino farmacêutico, conjugando as ciências biológicas, exatas, farmacêuticas e sociais para um melhor desenvolvimento e aprimoramento de seu estudo, com permanente esforço de renovação.

Em seguida, iniciaram-se as homenagens a alguns presentes, face às inúmeras realizações desses dentro da Faculdade, corroborando o esforço incessante para valorização do ensino e, conseqüentemente, do profissional de farmácia. Receberam uma placa comemorativa pelo sessentenário ex-diretores, vices e técnicos administrativos, por feitos como a implantação do curso de pós-graduação estrito e latu senso na faculdade – único no Rio de Janeiro -, ampliação do corpo docente, criação e implantação do projeto da farmácia universitária, informatização e ampliação do laboratório de farmácia, reformulação curricular, entre outros importantes passos para evolução da Faculdade.

O decano do CCS, Almir Fraga Valladares, tomou a palavra para agradecer os diretores, professores, servidores e alunos da Faculdade, exaltando a importância do estudo da farmácia, já que o progresso científico alcançado que hoje permite, se não curar, minimizar inúmeras patologias se deve, também, à prática farmacêutica, cuja responsabilidade cabe não só aos já estabelecidos na profissão, mas também aos que ainda estão na universidade, se preparando para atuar na área. Para encerrar a cerimônia, novamente o reitor em exercício agradeceu a presença de todos, junto aos demais componentes da mesa, desejando sucesso à jovem senhora aniversariante, a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Confira aqui  a exposição virtual de fotos da Faculdade de Farmácia.

Veja o vídeo desta matéria