A política através das lentes da fotografia

O Núcleo de fotografia e o setor de Extensão da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO) abrem nesta quinta-feira, 26 de abril, a partir das 13h, a exposição “12 anos depois…”. O objetivo do evento é fazer uma reflexão sobre o papel da fotografia como veículo de denúncia social tendo como pano de fundo as campanhas eleitorais de 1994 e 2006.

As fotos da eleição de 1994 fazem parte de uma documentação feita por alunos de fotojornalismo, orientados pelo professor Dante Gastaldoni e pertencem à coleção do acervo da Galeria Vitrine ECO/UFRJ. Já no caso das eleições de 2006, as fotos são uma iniciativa da fotógrafa Michelle Glória, que buscou relacionar a cena urbana e o momento político.

Como parte da programação da abertura da exposição a ECO vai promover uma mesa redonda coordenada pelo professor Dante, que conta com a presença de Michelle Glória de dois convidados: Milton Guran, coordenador do curso de Graduação em Ciências Sociais e do Curso de Especialização “Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais” da Faculdade Cândido Mendes, e João Roberto Ripper, repórter fotográfico do grupo Imagens Humanas.

A entrada é aberta a todos os estudantes e o horário de visitação é entre 9h e 21h até o dia 31 de maio. A Escola de Comunicação fica localizada na Av. Pasteur 250, Praia Vermelha.