III Jornada Internacional de Nutrição Clínica

Foto: Juliano Pires

Platéia lota auditório Quinhentão

O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ realizou, no dia 27 de Abril, a III Jornada Internacional de Nutrição Clínica. O evento aconteceu no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ e foi coordenado pela Professora e Doutora Glorimar Rosa.

A mesa de abertura contou com autoridades acadêmicas como a vice-decana no CCS, Maria Fernanda Quintella; a diretora do INJC, Elizabeth Accioly; o diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Alexandre Cardoso e a chefe do Setor de Nutrição do HUCFF, Jocelene Melo.

A diretora do INJC agradeceu todo o apoio recebido. “Agradeço o apoio do CCS, disponibilizando a estrutura desse auditório e espero que todos tenham uma excelente Jornada”, afirmou Elizabeth. A vice-decana e o diretor do HUCFF também desejaram uma jornada de muito sucesso.

Nutrogenômica na Nutrição Clínica e Hightlights in Health and Food

Foto: Juliano Pires

Professora Glorimar Rosa, coordena-
dora da Jornada

Biotecnology foram os temas discutidos na parte da manhã. Os Conferencistas foram, respectivamente, a professora Glorimar Rosa e o Conferencista Internacional Ralf Greiner, PhD (Alemanha) pela Federal Research Center for Nutricion and Food Center for Molecular Biology.

Às 14h, o professor da UERJ Carlos Mandarim-de-Lacerda iniciou sua conferência sobre “Alguns indicadores morfológicos úteis na avaliação de estudos em nutrição experimental”. Carlos, além de professor titular da UERJ, é chefe do Departamento de Anatomia, coordenador do Programa de Pós-graduação em Biologia Humana e Experimental, e coordenador do Grupo de Pesquisa e do Laboratório de Morfometria e Morfologia Cardiovascular, todas da UERJ.

Carlos falou sobre a estereologia, que é um conjunto de métodos matemáticos relacionados a parâmetros 3D. Questionou o por quê de interpretar e quantificar a imagem, e também pôr que quantificar os métodos. Algumas das vantagens da quantificação são tornar a interpretação dos resultados objetiva e reprodutível, além de facilitar o treinamento. Além disso, Carlos deu exemplos de quando quantificar, por exemplo para conseguir informações originais sobre problemas antigos, e também para refinar o diagnóstico. Carlos falou sobre os Princípios de Cavalier e de Delesse, e também discursou sobre outro método usado para determinar o número de estruturas em um volume, que é o método Disector.

O professor abordou também a relação entre os glomérulos e problemas como hipertensão arterial, por exemplo. Disse que o homem não produz glomérulos após nascer e que a restrição protéica nas mães colabora bastante para a diminuição dele. Pôr isso, segundo suas palavras, o programa Fome Zero não deveria agir apenas nas crianças, mas, sobretudo nas mães.

Os outros temas tratados durante a Jornada foram “Programação Metabólica: da desnutrição à obesidade”, “Desnutrição intra-uterina causa obesidade na vida adulta?”, “Efeitos da desnutrição na neurogênese” e “Composição corporal e Metabolismo Energético na Obesidade”.