">No dia 14 de março a UFRJ realizará sua Aula Magna 2007. O evento terá lugar no Centro Cultural Horácio Macedo, do CCMN, às 9h e será proferida pelo professor Naomar Monteiro de Almeida, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Aula Magna discute projeto Uninova

No dia 14 de março a UFRJ realizará sua Aula Magna 2007. O evento terá lugar no Centro Cultural Horácio Macedo, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), às 9h. Desta vez, o responsável por proferi-la será o professor Naomar Monteiro de Almeida, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Durante a aula, Naomar discutirá o projeto Universidade Nova (Uninova), uma proposta que altera significativamente a estrutura dos cursos de graduação e dá novo significado à instituição universitária.

A principal alteração é a implantação dos Bacharelados Interdisciplinares (BI), propiciando formação universitária geral, como uma pré-graduação que antecederá a formação profissional de graduação e a formação científica ou artística da pós-graduação.

O objetivo da solenidade, além de marcar o início das atividades acadêmicas e de dar boas-vindas aos calouros, é de trazer personalidades dos mais variados campos,  para compartilhar seu conhecimento com a comunidade acadêmica.

Nos últimos anos,  a universidade recebeu intelectuais importantes, como Cristovam Buarque (ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação),  Celso Amorim (ministro das Relações Exteriores), o físico e professor José Leite Lopes e o poeta e crítico Ferreira Goulart.

A Aula Magna é a solenidade que marca o início das atividades acadêmicas nas universidades. É denominada Magna (de magnífico) por ser de iniciativa do reitor, que, a seu critério, pode convidar outras autoridades respeitadas dos meios culturais e para proferi-la.