Escola de Serviço Social abre o semestre

A II Semana Acadêmica de Serviço Social começou no dia 5. A abertura do evento aconteceu na sala Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura. O objetivo do encontro é promover o debate e a troca de idéias sobre política social e a prática do Serviço Social no Brasil e suas atividades prosseguem até o dia 9 de março (confira em http://www.ess.ufrj.br).

A diretora da escola, professora Maria Magdala de Araújo abriu o encontro falando que ela está muito satisfeita por promover a integração entre alunos novos e antigos do curso de Serviço Social. “Esta é uma oportunidade ímpar dos alunos se conhecerem e discutirem sobre a importância do debate acadêmico sobre a questão social”, afirmou Magdala.

A II Semana Acadêmica foi organizada baseada nas sugestões dos alunos e nesse ano possui um caráter de comemoração aos 70 anos da faculdade de Serviço Social. A estudante Ivy Ana de Carvalho também participou da Semana e representando os estudantes falou sobre a importância de eventos que valorizem a pluralidade.

A abertura também contou com a presença do professor Marcelo Correia e Castro, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), que elogiou o esforço da Escola em promover a ocupação dos espaço de interlocução e por valorizar a integração.

Além das conferências e das mesas-redondas, a II Semana também promoverá quatro minicursos: “A dimensão investigativa da prática profissional: a dialética da realidade e a realidade da dialética”, “Direitos Humanos-minoria e grupos fragilizados”, ”Seguridade Social” e “Serviço Social e movimento ecológico”.