">Nesta quinta-feira, 1º de março, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) completou 29 anos de existência. Para comemorar essa data em grande estilo,  foram planejadas atividades científicas e de gestão.

Hospital Universitário completa 29 anos

Foto: Gabriela D’Araújo

O HUCFF destaca-se por viabilizar,
 atualmente, cerca de duas mil
 pesquisas.

Em março de 1978, depois de  quase 30 anos do início de sua construção, a cidade do Rio de Janeiro foi agraciada com inauguração do então Hospital Universitário da UFRJ, que já funcionava desde 1977. Pouco tempo depois, o Hospital passou a  ter o nome do presidente da comissão de implantação e primeiro diretor da unidade hospitalar, Clementino Fraga Filho.

O  HUCFF concentra, em 110.000 metros quadrados, os três principais elementos  para a promoção e o desenvolvimento da saúde pública: assistência à população, ensino qualificado e pesquisa científica; o que o qualifica como um dos centros de saúde mais avançados do país.

São 3.513 profissionais atuando no hospital, entre docentes, médicos, enfermeiros e pessoal administrativo e de apoio. Além disso, há cerca de 200 médicos residentes e mil estudantes de medicina. Todos eles contribuem para propagação de uma conexão permanente entre  pesquisa científica,  avanço tecnológico e  prestação de serviços à população.

Veja o vídeo desta matéria