Nova iluminação pública no Fundão

Nova iluminação do Fundão
 será mais eficiente e
 evitarará desperdícios.

A inauguração do novo sistema
 de iluminação está prevista
 para abril.

O projeto piloto do novo sistema de iluminação pública da Cidade Universitária teve inicio no dia 15 de janeiro. A partir de abril,  o trecho entre a Praça Samira Mesquita e a Praça Giullio Massarani terá iluminação mais eficiente que evitará desperdício de energia por reduzir o consumo.
O sistema de iluminação pública com postes de 15 m de altura no centro dos canteiros da vias principais, que comportam duas luminárias com lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão, com potência individual de 400W, será substituído por postes de 12 m de altura, junto ao meio fio, de cada lado da via, que comportarão duas luminárias com lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão, com potência individual de 250W. A nova iluminação possuirá um comando especial que reduzirá a iluminação pela metade durante o horário em que não há movimento na ilha. Um conjunto de luminárias será desligado, ficando ligado apenas o outro conjunto, o suficiente para preservar a segurança. Esse sistema permite que o desligamento dos conjuntos seja alternado, aumentando a vida útil dos equipamentos.
Segundo a Prefeitura Universitária, estão sendo aplicados R$ 244.270,27 de recursos orçamentários da união oriundos de emenda parlamentar. O projeto executivo foi elaborado pelos engenheiros da Divisão de Redes da Prefeitura da UFRJ (DIRED) e o cronograma de execução esta sendo cumprido dentro do estabelecido