Inaugurado Grupamento de Tecnologias Avançadas no Fundão

O Corpo de Bombeiros, em parceria com a UFRJ e com empresas privadas, inaugurou o Grupamento Operacional para Tecnologias Avançadas (Gota), na Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

A cerimônia de inauguração do Grupamento Operacional para Tecnologias Avançadas (Gota) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), ocorrida no dia 19 de dezembro, na Ilha do Fundão, foi marcada não só pelo rigor e disciplina característicos da Corporação, mas também pelo clima de cordialidade e emoção entre os presentes. O evento, que reuniu autoridades do CBMERJ, da UFRJ e de empresas parceiras do projeto, coincidiu com a desativação do 3º Posto Avançado de Bombeiro Militar (3º PABM), antigo grupamento sediado no local que hoje abriga o prédio do Gota.

Além de executar as atividades rotineiras do Corpo de Bombeiros, o Gota terá como missão pesquisar e agregar novas tecnologias às funções operacionais da Corporação, proporcionando assim uma eficácia maior nas respostas às solicitações de socorro. A idéia é utilizar o espaço na Cidade Universitária para estudar ações que compreendam desde o serviço de prevenção e combate a incêndios até operações de socorro florestal e meio ambiente.

Durante a inauguração, o CBMERJ concedeu medalhas Mérito Avante Bombeiro aos profissionais que contribuíram para a efetivação do projeto do prédio do novo grupamento. De acordo com o Decreto nº 9.632, de 12 de fevereiro de 1987, essa comenda visa congratular os civis e militares que geraram “benefícios consideráveis ao patrimônio da Corporação, à sua tropa ou, ainda, à comunidade por ato próprio ou no desempenho de função”. Almir Fraga, decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), estava entre os homenageados.

O Coronel Carlos Alberto de Carvalho, Secretário de Estado da Defesa Civil e Comandante-geral da CBMERJ, responsável pelo primeiro projeto de um quartel para a Ilha do Fundão, em meados da década de 1980, lembrou, durante o seu discurso, a importância do trabalho realizado na gestão anterior: “Quando assumimos, percebemos que o trabalho do Coronel Silveira Martins não podia ser interrompido; hoje não nos arrependemos. Temos uma equipe de praças muito comprometida com as causas públicas”, salientou o militar.

Parcerias e Perspectivas

O Grupamento Operacional para Tecnologias Avançadas é o esforço resultante da parceria de sucesso entre uma série de empresas, entre elas a Petrobras – através do Cenpes e da Transpetro, a Esso, a Shell, a Eletrobrás e a Fundação José Bonifácio (FUJB). “Uma obra como essa engrandece não apenas o Corpo de Bombeiros, mas é também fundamental para a universidade, que se fortalece como um centro de excelência. Ao apoiar esse projeto, a FUJB só fez cumprir sua função estatutária”, afirma Raimundo de Oliveira, presidente da fundação.

A construção do Gota é o primeiro passo dado para o estabelecimento de um complexo, que englobará também o Centro de Instrução de Brigadas de Incêndios Especiais (CIBIE), a Escola de Defesa Civil (ESDEC), a Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP_II) e o Instituto Tecnológico de Defesa Civil (ITDEC), que, atualmente, funciona no CCS.

A UFRJ já disponibilizou 32 mil m2 para a edificação do complexo. De acordo com o reitor Aloísio Teixeira, que definiu a data da inauguração do Gota como “um dia histórico”, o empreendimento auxiliará no “desenvolvimento da UFRJ, bem como proporcionará benefícios para a população de todo o estado”.