">O professor Sandoval Carneiro Jr., da Escola Politécnica (POLI) e da Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (COPPE) da UFRJ, ganhou o Prêmio Anísio Teixeira 2006.

Professor ganha prêmio Anísio Teixeira

O professor Sandoval Carneiro Jr., da Escola Politécnica (POLI) e Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – (COPPE) da UFRJ, ganhou o Prêmio Anísio Teixeira 2006. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, dia 8 de novembro, como parte das comemorações dos 55 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que oferece o prêmio.

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela PUC de São Paulo, mestre em Engenharia Elétrica pela COPPE, e PhD pela University of Nottingham, da Inglaterra, desde 1993, Sandoval Carneiro Jr. é professor titular da UFRJ, e já recebeu diversos títulos, prêmios e condecorações, como a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Além disso, é  membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira para o Ensino de Engenharia (Abenge), do Corpo de Assessores Científicos da Capes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Chairman do Distr Syst Analysis Subcommitte da IEEE Power Engineering Society.

O Prêmio Anísio Teixeira foi instituído pelo Ministério da Educação, em 1983, por ocasião do trigésimo aniversário da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundada pelo educador em 1951. É concedido, a cada cinco anos, a personalidades que tenham contribuído de modo relevante para o desenvolvimento e fortalecimento das instituições de ensino e pesquisa do país. Patrono da educação brasileira, Anísio Teixiera teve sua vida dedicada ao desenvolvimento da educação e à disseminação do conhecimento.