Professor do IBqM recebe mérito científico

O professor Leopoldo De Meis, titular do Instituto de Bioquímica Médica (IbqM) da UFRJ, foi homenageado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, na última quarta-feira, dia 8 de novembro. No Palácio do Planalto, recebeu o Prêmio Anísio Teixeira de Educação, em virtude de suas contribuições nas áreas da pesquisa em Ciências da Vida, na formação de jovens cientistas de baixa renda e pelos trabalhos de divulgação científica.

Nos últimos anos, Leopoldo tem se dedicado com afinco a despertar a vocação científica de jovens de baixa renda através do projeto de cursos de férias implantado no IBqM. Desde que foi criado, em 1988, o projeto já possibilitou a realização de cerca de 60 cursos que foram freqüentados, nos meses de janeiro e julho de cada ano, por quase mil professores do ensino fundamental e médio e mais de 2.600 alunos do ensino médio oriundos de 600 escolas. Devido ao sucesso da empreitada que, ao invés de apresentar a ciência embasada em fórmulas e memorizações, instiga a curiosidade através da metodologia científica, o programa recebeu reconhecimento e foi implantado em outras nove universidades brasileiras.

Paralelamente, De Meis criou um grupo de ciência e arte na UFRJ que se dedica à criação de instrumentos educativos (livros, DVDs e espetáculo teatral) atraentes e que contribuem para o aprendizado de temáticas nem sempre fáceis de compreender como o método científico, a contração muscular, a 3ª Lei da Termodinâmica.

Hoje, Leopoldo De Meis é professor titular da UFRJ, honoris causa das universidades de Louvan, Bélgica, e de Buenos Aires, Argentina; é fundador da Academia de Ciências da América Latina; recebeu ainda as Ordens Nacionais do Mérito Acadêmico e Científico, nas categorias Gran Cruz e Comendador, entre várias outras distinções.