">A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o SINDMAR inauguraram, no dia 27 de novembro, no Rio de Janeiro, o mais moderno Centro de Simulação Aquaviária existente no mundo (CSA).

UFRJ e SINDMAR inauguraram Centro de Simulação Aquaviária

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o SINDMAR inauguraram, no dia 27 de novembro, no Rio de Janeiro, o mais moderno Centro de Simulação Aquaviária existente no mundo (CSA). O Centro, que é composto por um simulador de navegação marítima interligado a simuladores de Posicionamento Dinâmico (DP), Gerenciamento de Crise e de operação e condução de máquinas navais, possui hardwares e softwares de última geração.

A cerimônia de inauguração do Centro de Simulação Aquaviária reuniu o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o Ministro da Pesca, Altemir Gregolin, a Deputada Federal Jandira Feghali, o Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Fernandes – representando o Ministro Sérgio Rezende –, o Presidente do SINDMAR e da CONTTMAF, Severino Almeida, o reitor da UFRJ, Aloízio Teixeira, o Presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, (Antaq), Alte Murillo Barboza, o Diretor Geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, além do Comandante do Ciaga, CMG, Júlio Cesar Barcellos, do Capitão dos Portos, CMG Monteiro Dias, e de autoridades civis e militares.