O presente de Natal desse ano para os pais dos 39.655 candidatos do Vestibular da UFRJ não será dia 25 de dezembro, mas em 1° de fevereiro de 2007. Nesta data será divulgado o resultado dos alunos que conquistaram as 6.625 vagas.">O presente de Natal desse ano para os pais dos 39.655 candidatos do Vestibular da UFRJ não será dia 25 de dezembro, mas em 1° de fevereiro de 2007. Nesta data será divulgado o resultado dos alunos que conquistaram as 6.625 vagas.">

Resultado do Vestibular sai em fevereiro

O presente de Natal deste ano para pais dos 39.655 candidatos que fizeram as provas do Vestibular da UFRJ (em um total de 45.720 estudantes inscritos) não será dia 25 de dezembro e sim no dia 1 de fevereiro de 2007. Nesta data será divulgado o resultado dos alunos que conquistaram as 6.625 vagas. Na edição passada do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação faltaram cerca 14,02% e nesse ano 13,2%.

Depois de muito tempo na hegemonia dos cursos mais requisitados pelos candidatos, o de Medicina perdeu, esse ano, para o de Engenharia do Petróleo que alcançou a média de 29,28 candidatos por vaga e desbancou o curso médico que teve 28,10. Em seguida chegou o da Engenharia de Computação e Informação com 18,0 e em quarto lugar o de Comunicação Social (Jornalismo, Produção Editorial, Publicidade e Radialismo) com 17,06.

A coordenadora do Vestibular e superintendente da Pró-reitoria de Graduação (PR-1), Déia Maria Ferreira, disse que as provas da UFRJ  privilegiam a interpretação de textos e o racionício do candidato. "Faz 20 anos que a prova da UFRJ é assim e o modelo tem dado certo", afirmou a professora.

Em visita ao Campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – um dos locais de aplicação – para verificar o andamento das provas, o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, disse que “a nossa intenção é acabar com a idéia de prova para o ingresso. Queremos avaliar o estudante ao longo de sua permanência na escola. O que é inovador do ponto de vista didático e pedagógico”.

Em relação ao critério de aprovação e nota final, será considerado reprovado no Concurso o candidato que tiver faltado a alguma prova ou ter obtido nota zero na prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou na de Redação, ou em qualquer prova específica ou, ainda, em todas as provas não específicas. Os demais candidatos serão considerados aprovados e, portanto, habilitados à classificação para o preenchimento das vagas oferecidas.

A nota final de cada candidato será a soma de seis notas: a de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, a de Redação, a de cada uma das três provas específicas e a média aritmética das notas das provas não específicas, truncada na segunda casa decimal.

O pedido de revisão de prova somente poderá ser solicitado pelo próprio candidato ou por representante expressamente autorizado pelo candidato. A solicitação de revisão é de, no máximo, para duas provas.

Os candidatos classificados nos diversos cursos, deverão comparecer, para matrícula, nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro de 2007 e para a inscrição em disciplinas, em datas que serão informadas no ato da matrícula. O não comparecimento implicará na eliminação do candidato.

As datas para as três reclassificações, para o preenchimento das vagas não ocupadas no primeiro período letivo são:

• 1ª Reclassificação – divulgação em 13/02/2007, com matrícula em 27/02/2007;
  • 2ª Reclassificação – divulgação em 06/03/2007, com matrícula em 09/03/2007;
  • 3ª Reclassificação – divulgação em 15/03/2007, com matrícula em 19/03/2007.

Mais detalhes em http://www.vestibular.ufrj.br/ (Concurso de Seleção para Ingresso nos Cursos de Graduação).