Primeiro Coneco – Estudantes de Pós em comunicação realizam congresso

O 1º Coneco, Congresso de estudantes de pós-graduação em comunicação do Rio de Janeiro, está sendo realizado na Escola de Comunicação da UFRJ (ECO), nos dias 22, 23 e 24. O evento é organizado por representantes dos estudantes dos programas de pós-graduação em comunicação da UFRJ, UERJ, UFF e PUC. Seu objetivo principal é estabelecer um intercâmbio entre as pesquisas desenvolvidas pelos programas de pós-graduação dessas faculdades.

O Coneco realiza apresentações de Grupos de Trabalho (GTs) divididos por temas.  Ao todo são seis GTs: “Entre imagens: cinema, vídeo, fotografia, mídias digitais”, “Tecnologias e estéticas da comunicação”, “Experiências urbanas, comunicação e sociabilidade”, “ Rumos da Imprensa”, “Comunicação e música popular massiva” e “Comunicação, cultura e poder”.

O diferencial do Coneco é o fato de ter sido idealizado e produzido pelos estudantes de pós-graduação. Écio Salles, um dos representantes dos pós-graduandos da ECO, explica por que essa diferença é importante: “Achamos que a reflexão acadêmica não deve ficar restrita à relação entre o aluno e seu orientador e nem aos congressos que não são organizados pelos estudantes. Um congresso que é realizado pelos alunos produz um debate mais profundo e aberto, mais adequado a nossa linguagem.”

A idéia de criar esse congresso veio da soma de experiências e da necessidade de estabelecer um diálogo mais intenso entre os estudantes de posgraduação. Victa de Carvalho, outra representante dos estudantes da Pós da ECO, explica como se deu o desenvolvimento dessa idéia: “pretendíamos institucionalizar e unir as práticas de debate que já ocorriam em separado nessas faculdades. Transformamos os seminários em congresso.”

Abertura
No dia 22 de novembro, foi realizada a cerimônia de abertura do evento. A diretora da ECO, Ivana Bentes, e os coordenadores dos programas de pós das quatro faculdades manifestaram seus contentamento em participarem dessa experiência. O coordenador de Pós-Graduação em comunicação da UFF, João Luiz Vieira, resume o sentimento de todos: “Esse congresso diversifica a experiência de orientação, para além de nos mesmos, da coisa institucionalizada. Ele possibilitará um grande ganho que é trocar experiências e criar vínculos produtivos mais abertos.”

Apesar de ter sido realizado pelos estudantes, o congresso recebeu grande apoio dos docentes, como revela Écio: “recebemos a ajuda de nossos orientadores e coordenadores que aceitaram prontamente nos auxiliar no desenvolvimento desse projeto. Sem eles nada disso seria possível.”

A programação e mais informações sobre o congresso estão disponíveis na página www.pos.eco.ufrj.br/coneco