">O reitor Aloísio Teixeira visitou, no último dia 14, as instalações da cozinha industrial e do refeitório do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), para conhecer as condições de funcionamento e a necessidade de reparos do setor.

Reitor visita refeitório do Hospital Universitário

As reformas, que estão sendo dimensionadas por equipe técnica conjunta da reitoria e do HUCFF, terão dois objetivos principais: atender as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em especial quanto aos itens da Resolução de Controle n° 216/05, que estabelece as condições higiênico-sanitárias para estabelecimentos produtores de refeições; e criar as condições operacionais para que, a partir do início do segundo semestre de 2007, tenha início o oferecimento de refeições a estudantes da UFRJ até a conclusão das obras do novo Restaurante Universitário. “Trata-se de apoiar o maior hospital de nossa universidade, que nos ajudará a começar a atender parte da demanda por refeições no campus do Fundão”, afirmou Aloísio.

Também acompanharam a visita o Pró-reitor de Planejamento, Carlos Antonio Levi; o chefe de gabinete da reitoria, João Eduardo Fonseca; o diretor do Hospital Universitário, Alexandre Pinto Cardoso, e assessores; o coordenador da divisão de engenharia do HU, Jairo Villas; a chefe de nutrição aplicada do HU, Regina Sorozini; a nutricionista e integrante do Grupo de Trabalho encarregado de planejar e estruturar o funcionamento do sistema de restaurantes universitários da UFRJ, Nádia Pereira de Carvalho, e os estudantes, representantes do DCE Mario Prata–UFRJ, Miriam Staroski e Ubiratan Cassano.

A chefe de Nutrição Aplicada do HU, Regina Sorozini, apresentou ao reitor e aos demais presentes os cerca de 3.081m2 de área ocupada pelas atuais instalações do restaurante, que compreendem o salão do refeitório, a cozinha industrial, a área de estoque de alimentos, os frigoríficos e a área administrativa. Para o diretor do Hospital, Alexandre Cardoso, “esse espaço, que necessita de reparos e de modernização, poderá apoiar, de início, o esforço da reitoria para reinstalação dos restaurantes universitários na UFRJ. Só precisamos nos reunir para planejar as ações e dimensionar os custos de investimento e os operacionais”.

O reitor Aloísio Teixeira considerou que, uma vez reformadas e modernizadas as suas instalações, o restaurante do HUCFF poderá não só aperfeiçoar a qualidade como também ampliar a quantidade de sua produção atual (de cerca de 1.500 refeições/dia, para pacientes internados e pessoal residente e plantonista). Para tanto determinou “a realização de trabalho de planejamento com todos os setores envolvidos e interessados neste projeto”. Já na última sexta-feira, dia 17, a equipe, que reúne integrantes da administração superior e técnicos do HU, reuniu-se no Gabinete do Reitor, para organizar as ações com vistas a apresentar uma avaliação preliminar na reunião do Conselho Universitário, nesta quinta-feira.