Academia: o campus da Praia Vermelha em revista

O Número 7 da ACADEMIA, revista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) com edição comemorativa do campus da Praia Vermelha, foi lançado neste último dia 13 de novembro na sala Muniz Aragão no Fórum de Ciência e Cultura, Praia Vermelha. A revista que começou com uma iniciativa dos alunos e foi imediatamente incentivada pelos professores, tem como objetivo contribuir para o pensamento e à prática do ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil além de divulgar a produção acadêmica da FAU.

No lançamento estiveram presentes estudantes, professores, inúmeros convidados, além do diretor da FAU, professor Gustavo Peixoto e as coordenadoras da revista, as professoras Maria Ângela e Vera Tângari. .

Na cerimônia de abertura, Maria Ângela explicou que a revista foi criada em 1999 por iniciativa dos alunos, a equipe do conselho editorial seleciona e publica os melhores trabalhos da graduação produzidos ao longo do ano letivo. “ACADEMIA 7” publicará os trabalhos acadêmicos do ano de 2004.

Segundo Maria Ângela, “a revista serve como um fórum para ampliar a discussão do ensino de arquitetura e urbanismo na universidade”. A revista apresenta uma sessão especial dedicada ao ensaio e à crítica cujo tema central dessa edição é a Praia Vermelha, escrito por Claudia Nóbrega e Maria Ângela Dias. Há uma sessão intitulada Retrospectiva em homenagem ao arquiteto e ex-aluno da FAU/UFRJ, Affonso Eduardo Reidy, escrito pela arquiteta e historiadora da USP, Flávia Britto. A professora Elizabete Martins do Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD) afirma que “ a idéia é sempre homenagear um ex-aluno da FAU e o Reidy teve uma importância enorme para o pensar humanístico da arquitetura”.

Vera Tângari explica que “o grande foco da revista é a exposição de projetos disciplinares de alunos de graduação”, há sessões que dão destaque a trabalhos curriculares assim como trabalhos finais de graduação, intercâmbios e convênios. A última sessão trata da nova geração de arquitetos brasileiros, muitos deles formados na FAU/UFRJ.

O diretor da FAU, Gustavo Peixoto destaca que os últimos números da revista se dedicam aos dois maiores campi da UFRJ, a edição de número 6 à Ilha do Fundão, e a atual à Praia Vermelha. “O campus da Praia Vermelha tem uma trajetória significante e cheia de histórias para a UFRJ”. E acrescenta, “temos o prazer de receber mais um número dessa revista que é o retrato da produção dos alunos. A faculdade está orgulhosa da ACADEMIA”.