UFRJ mais diversa

No dia 10 de novembro, próxima sexta-feira, a partir das 18h, na sede do DCE na Praia Vermelha, acontece o lançamento do Núcleo Parthenon, primeiro núcleo GLBT da UFRJ. Para quem não conhece, GLBT é a sigla para representar gays, lésbicas, bissexuais e trangêneros (travestis e transexuais). O evento vai contar com esquetes, oficinas, bate-papo e, claro, uma grande festa no final!

A idéia surgiu a partir do último Encontro Nacional Universitário sobre Diversidade Sexual (ENUDS) e conta com o apoio da Diretoria GLBT da UNE. O movimento tomou força a partir da Semana da Diversidade Sexual, realizada pela Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), em setembro. Entre os integrantes e fundadores do núcleo encontramos estudantes e funcionários, homossexuais, bissexuais e solidários, todos com uma grande idéia em comum: criar na UFRJ um espaço para a ação e a reflexão sobre a diversidade sexual, fora e dentro dos nossos muros. Um referencial para quem tem pesquisas e projetos envolvendo o tema, além de um lugar onde estudantes, funcionários e professores homossexuais possam se aglutinar para transformar uma realidade ainda bastante preconceituosa dentro do meio acadêmico.

O grupo Parthenon, dentre outros intuitos, pretende discutir as intensas transformações sociais, no que se refere à sexualidade, explicitando a evolução ou estagnação dos debates da multiplicidade identitária e sexual no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.