">Na XXIV Semana de Farmácia da UFRJ, que ocorre de 6 a 10 de novembro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Ilha do Fundão, alunos da UFRJ e de outras instituições públicas e privadas, poderão participar de cursos, palestras e mesas-redondas com temas como: dopagem no esporte, bioética e nanotecnologia.

Qualidade do ensino farmacêutico da UFRJ é firmada durante a XXIV Semana de Farmácia

Da teoria à prática: desvendando a profissão farmacêutica foi o tema da XXIV Semana de Farmácia da UFRJ, que ocorreu entre os dias 6 e 10 de novembro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Ilha do Fundão.

A abertura do evento, organizado por alunos voluntários e por membros do Centro Acadêmico da Farmácia (CAFar), foi mediada pela aluna do sexto período, Márcia Dos Angeles Luna Leite – integrante do Centro Acadêmico,  e contou com a presença de Carlos Rodrigues Rangel, diretor e professor da Faculdade de Farmácia.

Durante toda a semana, tanto alunos da UFRJ quanto de outras instituições públicas e privadas, puderam participar de cursos, palestras e mesas-redondas que tiveram lugar nos auditórios Helio Fraga e “Quinhentão”, ambos no Bloco K do CCS além de terem assistido a variadas e polêmicas palestras como Dopagem no Esporte, Bioética e Nanotecnologia.

Segundo Márcia Leite, essas discussões atendem ao caráter técnico da profissão farmacêutica, além de abranger, também, conceitos de Saúde, Sociedade, Pesquisa e Extensão. "Uma semana não é suficiente para mostrar os caminhos que cada profissional poderia trilhar, mas a gente está tentando esclarecer algumas dúvidas e dar algumas idéias", destaca a estudante.

A importância do evento está no fato de que o curso de Farmácia da UFRJ é um espelho para que outras faculdades invistam na qualidade do ensino farmacêutico, formando profissionais cada vez mais qualificados. Segundo Carlos Rodrigues, esse tipo de evento é essencial para inserir o aluno na sua área de atuação. O professor afirma que essa foi uma ótima oportunidade porque “faz com que alunos de outras instituições possam ter acesso às nossas instalações e aos recursos técnicos e humanos da universidade".