">A Escola de Química (EQ) da UFRJ, oferece hoje (6/11) e amanha, o curso “Competência em Informação: busca, acesso, avaliação, organização e difusão da informação e do conhecimento científico e tecnológico na UFRJ”, que está em sua segunda edição e compõe o Ciclo de Seminários do Programa de Recursos Humanos da ANP – PRH-13.

Seminário na Escola de Química

A Escola de Química (EQ) da UFRJ, realiza, dias 6 e 7/11, o curso Competência em Informação: busca, acesso, avaliação, organização e difusão da informação e do conhecimento científico e tecnológico na UFRJ, que está em sua segunda edição e compõe o Ciclo de Seminários do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (ANP – PRH-13).

O foco do curso é a Competência em Informação (Information Literacy), uma prática comum nos EUA, no Canadá e na Europa desde meados da década de 1970, que significa buscar tornar o aluno capaz de buscar a informação e a sua constante atualização.

O curso proporciona aos estudantes conhecimentos teórico e técnico de acesso físico e eletrônico à informação científica e tecnológica. Nas aulas, utiliza-se como base de dados disponíveis a página do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) – UFRJ.

Origem

Segundo as professoras e palestrantes Vânia Lisbôa da Silveira Guedes e Ana Maria de Carvalho Carreiro, “o objetivo do curso é desenvolver a competência dos alunos na busca da informação ao longo de sua vida, a fim de que o processo de aprendizagem seja contínuo”. Vânia é coordenadora da Biblioteca e Ana Maria é coordenadora de Informática, ambas da EQ/UFRJ.

A origem do curso está  nas aulas das disciplinas de Metodologia Científica e de Introdução aos Processos Químicos e Bioquímicos, ministradas na Graduação da EQ desde 2001 e que começaram a capacitar os alunos para pesquisas físicas e eletrônicas.

As professoras Vânia e Ana Maria foram convidadas para ampliar e aprofundar o curso para a Agência Nacional do Petróleo (ANP), e este é oferecido aos alunos da Pós-Graduação engajados no projeto  PRH-13 da ANP (Setor de Petróleo e Gás Natural).