Luis Alfredo Garcia Roza ganha título de professor emérito

Na última terça-feira (03/10), Luis Alfredo Garcia Roza, do Instituto de Psicologia, recebeu o título de professor emérito da UFRJ no Fórum de Ciência e Cultura. O título é concedido a professores aposentados que exerceram atividades relevantes e tiveram grande destaque com seu trabalho dentro da universidade.

A sua carreira como docente da UFRJ começou quando o professor Antônio Gomes Penna, criador do curso de Psicologia, indicou Garcia Rosa para professor auxiliar. Na época ele já estava formado no curso de Filosofia e cursava o terceiro ano de Psicologia.

Já na década de 80, Garcia Roza criou o primeiro programa de pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Brasil. Porém a formação do curso não foi fácil: uma de suas maiores dificuldades foi conseguir autorização para desenvolver o projeto e encontrar professores que possuíssem doutorado e tivessem amplo conhecimento em Psicanálise. O curso de mestrado começou com a participação dos professores Ana Carolina Lobianco, Joel Birma e Teresa Pinheiro.

Após 35 anos de dedicação à UFRJ, Garcia Roza se aposentou e passou a se dedicar à literatura de ficção. Ele criou o personagem Espinosa e desenvolveu uma série de romances policiais. O seu livro mais recente é chamado "O perseguido".