">A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já começou na UFRJ.  O Centro Cultural Horácio Macedo, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza apresenta uma intensa programação entre os dias 16 e 20 de outubro.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já começou na UFRJ

Duas exposições dedicadas à Paleontologia foram inauguradas. Em “Caminhos da Pré História no Brasil” é possível acompanhar os trabalhos de campo desenvolvidos por alunos do Instituto de Geociências, em bacias intracratrônicas  do Nordeste brasileiro. A exposição reúne imagens, literatura de cordel, profecias religiosas e fósseis das áreas visitadas, compartilhando várias formas de conhecimento popular, religioso, artístico, técnico e científico.
No anfiteatro do Centro é possível conferir outra exposição sobre o Carodnia vieirai , o mamífero mais antigo do Brasil, com  aproximadamente 58 milhões de anos.
No campus do Fundão, também estão
 previstas outras atrações da Semana.  A UFRJ apresentará ao público sua produção cultural, científica e tecnológica em um hangar construído no final dos anos 20 por uma empresa italiana que fabricava hidroaviões, que fica na Ilha do Catalão, próximo ao Alojamento da Cidade Universitária.
Durante a Semana, o hangar, que atualmente abriga a sede do Núcleo Interdisciplinar UFRJmar, vai se transformar em um grande centro de exposições, com direito a espetáculos teatrais, muro de escalada e oficinas, entre elas uma para produção de pequenas embarcações, mostrando diferentes formas de construir modelos náuticos, assim como as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Haverá também passeios de barco pela região e o público receberá noções básicas de vela, podendo assumir o comando da embarcação sob a supervisão do instrutor.
 A COPPE vai apresentar uma de suas mais recentes inovações: a usina que vai gerar energia utilizando como fonte as ondas do mar. A primeira usina de energia de ondas das Américas, que será instalada no Porto do Pecém, a 60 km de Fortaleza, terá capacidade para abastecer 200 residências. Além disso, as portas do Laboceano, um laboratório que possui o mais profundo tanque oceânico do mundo estarão abertas.
As inscrições para visitas acontecerão nos dias 21 e 22 no Hangar, de onde partirá um ônibus até o local. Os professores interessados em levar seus alunos ao evento podem marcar visitas pelos telefones (21) 2598-9691/2598-9692/1598-9693/2598-9697/2598-1892 ou pelo email:eventos@pr5.ufrj.br

PROGRAMAÇÃO

O Hangar da UFRJ foi preparado para receber até 600 pessoas a cada duas horas de visita para participar de 58 atividades. O vôo começa bem alto no Espaço Planetário onde é possível observar as principais constelações visíveis na latitude do Rio de Janeiro, em várias épocas do ano. Biogeodiversidade é o lugar do encontro do passado com o presente: o Instituto de Geociências mostra os seres que viveram no passado e você pode confeccionar réplicas de fósseis em gesso e levar para casa! Nas oficinas do Instituto de Biologia, você vai observar algas marinhas, conhecer os fungos, trocar 15 baratas por uma vespa, brincar com o complexo da Mata Atlântica e saber como contribuímos para a poluição atmosférica. O Espaço Saúde convida para um “Papo Cabeça” sobre saúde reprodutiva e mostra a importância da transfusão de sangue. Tecnologia é um lugar da exposição que permite que você construa pequenas embarcações com os alunos do Curso de Engenharia Naval e veja como é possível a levitação de pequenos objetos. No Espaço Física, o público vai ter ao alcance dos olhos, cores e mundos pequeninos até então, invisíveis.
Imagine um lugar onde se pode produzir jornais, revistas, internet e tv? Essas linguagens e técnicas estão nas oficinas da Escola de Comunicação, além da fotografia em “pinhole” do Projeto Lab.Lata do Fórum de Ciência e Cultura.
O Espaço Química mostra diversas atividades como confecção de peças de vidro, fábrica de moléculas, a ação protetora da Vitamina C, a qualidade do ar na Amazônia e como o gás carbônico está presente no nosso cotidiano.
Letras, Bibliotecas e Artes têm oficina literária em várias línguas e contação de histórias. Cada participante poderá fabricar o seu próprio livro, aprendendo também técnicas de encadernação, numa oficina conjunta da Faculdade de Letras e da Gráfica da UFRJ. Aqui você pode conhecer um pouco da história da UFRJ numa interessante exposição do Sistema de Bibliotecas (SIBI), além de fabricar papel, fazer estampas em roupas, modelagem em argila, tudo monitorado pelos alunos da Escola de Belas Artes.
A Prefeitura da UFRJ mostra a prática de hortas comunitárias e hortas suspensas usando materiais recicláveis, como garrafa PET, tubo ou bambus. O Projeto Florescer Fundão vai realizar uma oficina de multiplicação de plantas e conceitos botânicos e ecológicos para a comunidade em geral.
O Vôo das Artes é um grande palco onde você vai curtir, todos os dias, sempre às 11 horas, um espetáculo e conhecer a produção de música e artes cênicas da Universidade. Ainda tem Mostra de Vídeo e Teatro no auditório do Hangar.
Nos jardins do edifício, você encontra o Circuito Aeroexperimental e desafia a gravidade: muro de escalada, arvorismo, passeio de tirolesa, trampolim olímpico, corda bamba, plataforma de salto e outros desafios preparados pela Escola de Educação Física e Desportos.