Categorias
Memória

Servidor comemora seu dia

 O Dia do Servidor Público, passado em 28 de outubro, foi comemorado na reunião do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) dessa quarta-feira (01/11). A atividade promovida pela Pro-reitoria de Pesssoal, além de homenagear, visou refletir a importância de seus cargos, sejam eles técnico-administrativos ou docentes, para a universidade e, principalmente, para a sociedade.

A coordenadora geral da SINTUFRJ, Ana Maria Ribeiro, relembra a desvalorização que esse profissional teve a partir do governo Fernando Collor e ressalta a importância de estarem unidos. “Estamos aqui para servir a população com qualidade de trabalho. Mas, para isso também precisamos de políticas que valorizem esse trabalhador na educação. Que todo dia seja o dia do servidor”, disse a coordenadora.

O Pró-Reitor de Pessoal, Luiz Afonso Henrique Mariz, enfatiza os motivos para estarem comemorando. “Primeiro, depois de muita luta e briga, o plano de cargos e carreira, que foi promulgado no dia 12 de janeiro, trouxe uma melhora para cada um dos técnico-administrativos. Segundo, o número de posses realizadas nesses quatro anos: foram 1164 técnico-administrativos e 528 docentes. Comparando aos últimos 20 anos, certamente nunca entraram tantos servidores na UFRJ”, afirma.

O Reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, destaca a função especial dos servidores públicos. “Nós somos a espinha dorsal do Estado brasileiro. Nós temos não apenas que comemorar, mas que nos orgulhar”, disse, para em seguida alertar para esse momento, que não deve ser somente de comemoração, mas também de mobilização por objetivos a serem alcançados. “É muito importante o campo dos direitos do servidor, uma condição indispensável para que o funcionalismo público possa funcionar nesse país. Queremos nossos direitos respeitados”, finaliza o reitor.

A comemoração pelo Dia do Servidor público se estende por todo o dia. Às 14h, show com Prata da Casa, no grêmio da COPPE. Às 16h, campeonato dos servidores (CLA X Prefeitura) e às 17h, show com a banda Sonho de Mel, no grêmio da COPPE.