III Jornada de Psicologia Aplicada

A III Jornada de Psicologia Aplicada a Atividade Física e Esporte aconteceu no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro. Neste ano o encontro reuniu profissionais de diversas áreas para refletir sobre o tema “Caminhos da Psicologia do Esporte: Diferentes áreas de atuação”.

O objetivo da jornada foi apresentar os variados campos de atuação e inserção da psicologia no meio esportivo. No segundo dia foram apresentadas várias iniciativas que demonstraram como o esporte é importante para a socialização e para melhorar a qualidade de vida.

Uma das Organizações Não-Governamentais (Ongs) que participou do evento foi a “VemSer”. Desde que surgiu, há seis anos, o grupo já atendeu 250 meninas que através do basquete conseguiram uma melhora no rendimento escolar e também na coordenação motora. “O objetivo é incentivar essas meninas a terem um futuro melhor. Uma de nossas crianças, Vanessa, se destacou tanto em quadra que ganhou uma bolsa de estudo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer”, afirmou Raphael Zaremba, presidente da Ong.

O grupo treina no clube Sociedade Germânia, localizado na Gávea, e conta com a participação de voluntários que auxiliam nos treinos e nos estudos das jovens. Há também os padrinhos que colaboram com doações financeiras. Além disso, a Ong possui parceria com seis escolas particulares que oferecem bolsas de estudos a membros do grupo.

A última palestra foi de Lucia Novaes, professora do Instituto de Psicologia, que apresentou um programa de controle do estresse em pacientes hipertensos através da atividade física. Lucia afirmou que o tratamento dessa doença exige a participação de diversos profissionais, inclusive do psicólogo, para que o processo seja de reeducação de hábitos de vida. Segundo a professora, os exercícios devem ser visto como uma atividade prazerosa para o paciente aderir ao tratamento.