Editores, professores e estudantes em Ação

A 3ª edição do EDITORemAÇÃO reúne, dias 6, 7 e 8 de novembro, professores, estudantes e profissionais para discutir as novas tendências do mercado editorial. O evento é organizado pelos estudantes do curso de Produção Editorial da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ,  sob a coordenação do professor Paulo César Castro.

No dia 6/11 o tema Mercado e Economia Editorial contou com a presença de Fábio Silos Sá Earp, professor do Instituto de Economia (IE) da UFRJ e Cecília Costa, jornalista, historiadora, escritora e ex-editora do suplemento literário Prosa e Verso, do jornal O Globo. Juntos discutiram o impacto da mídia na divulgação de livros e os fatores que determinam o preço do produto.

No dia 7/11 a mesa Nichos Editoriais discutirá novas formas de atuação no mercado de editoração. Nesse dia estarão presentes Marcela Boechat, da gravadora e editora Dubas, responsável por um dos catálogos mais importantes da Música Popular Brasileira, e Gabriela Amaral, roteirista do canal de televisão Futura.

Em 8/11 serão debatidos temas como edição de texto, design editorial e produção gráfica na mesa: produção de livro. Os convidados serão Sérgio Campante, capista, designer e produtor gráfico; Rita Jobim, editora; e Maurício Soares, produtor gráfico.

O evento, realizado pelo  Laboratório de Produção Editorial (LPE) da ECO, será no Salão Muniz Aragão, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, Campus da Praia Vermelha, de 9 às 12h.