">O Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD, o Observatório de Favelas e 32 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras realizam entre 2 e 4 de novembro o “II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes”. O evento, que será sediado na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ), receberá cerca de 1.500 pessoas de todo o país entre estudantes, professores, representantes das comunidades e autoridades.

II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes

Programa Conexões de Saberes

O objetivo maior do programa é ampliar a relação entre a universidade e os moradores de espaços populares, promovendo o encontro e a troca de saberes e fazeres entre esses dois territórios socioculturais. Cada instituição participante do Programa seleciona um mínimo de 25 estudantes para atuarem como bolsistas de extensão. São estes bolsistas os responsáveis pela articulação do Fórum Nacional de Estudantes Universitários de Origem Popular. 2005.

Coleção “Caminhadas”e Livros Temáticos

Após a solenidade de Abertura do Seminário, no dia 2 de novembro, serão lançados a segunda série de livros da coleção Caminhadas de Universitários de Origem Popular. Os sete livros relatam as trajetórias de vida dos bolsistas que participam do Programa nas universidades: UFPE, UFPA, UFES, UFMS, UFPR, UFPB e UFAM.
Juntamente com a Coleção Caminhadas, serão lançados quatro livros temáticos que reúnem artigos produzidos pelos bolsistas das 14 universidades que participam do programa desde o ano passado. Os temas abordados foram: representações dos espaços populares na universidade e da universidade nos espaços populares; desigualdade e diferença nos espaços populares; práticas pedagógicas e a lógica meritória na universidade; juventude e políticas públicas. Esses temas serão apresentados e debatidos durante o II Seminário Nacional, nos 28 Grupos de Trabalhos que ocorrerão, simultaneamente, na tarde do dia 3 de novembro

Confira aqui a programação

Mais informações: seminarionacional@observatoriodefavelas.org.br ou pelos telefones: 21 8129-9636, 21 3888-3220 R: 208 ou 8726-0805 (Eblin Farage).

Leia também, na próxima edição do Olhar Virtual, de 1º de novembro, um Ponto de Vista sobre a importância do evento Conexão de Saberes.