Professores da FM recebem título de Eméritos

No dia 5 de outubro foi realizada a sessão solene do Conselho Universitário no Salão Pedro Calmon no campus da Praia Vermelha para outorgar do título de professor emérito para os professores Arthur Octávio de Ávila Kós e José Rodrigues Coura, ambos da Faculdade de Medicina da UFRJ.

O título de professor emérito é conferido a professores titulares aposentados que se distinguiram pelo exercício da atividade acadêmica e por seus serviços de muita relevância à ciência e à universidade.

Estiveram presentes o reitor, Aloísio Teixeira; a vice-reitora, professora Silvia Vargas; o decano do Centro de Ciência da Saúde (CCS), Almir Fraga Valadares; o diretor da Faculdade de Medicina, Antônio Lêdo; e o diretor da FIOCRUZ.

Nascido em 1932 e formado em otorrinolaringologia no ano de 1957, o professor Arthur Octávio especializou-se na inovadora técnica cirúrgica do ouvido. Na década de 60 foi convidado a fazer parte da Medical Studies em Massachussets, Estados Unidos. No ano de 1980 ingressou como professor adjunto da UFRJ e logo em seguida tornou-se professor titular. Como coordenador do curso de graduação e pós-graduação de Otorrino realizou inúmeras inovações no ensino da especialidade. Foi também chefe do Departamento de Otorrinolaringologia no Hospital Universitário.

Segundo Arthur Octávio, “este é um dia extremamente importante para mim, pois me sinto coroado por todo o trabalho que fiz desde quando ingressei na universidade. Agradeço a minha esposa que sempre esteve ao meu lado e também aos membros da congregação da faculdade que me concederam a honra de continuar exercendo meu trabalho”.

Nas palavras do decano do CCS, professor Almir Fraga Valadares, “a emerência é um justo reconhecimento pela contribuição à UFRJ, um dos momentos mais importantes da nossa universidade. A otorrinolaringologia não pode passar sem o registro desse nome, Arthur Octávio”.

Nascido na Paraíba em 1927, o professor José Rodrigues Coura, diplomou-se em 1957, ingressando na carreira de docente na década de 60 na Universidade Federal Fluminense (UFF) e posteriormente na UFRJ, em 1971. Exercendo a profissão de infectologista e sanitarista, José Rodrigues trabalhou como pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 1985, como chefe de Medicina Tropical. Membro titular da Academia Brasileira de Ciência, ele também trabalhou como convidado pela National Institute of Health nos Estados Unidos na década de 80 e prestou inúmeras contribuições na fundação da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Foi condecorado como professor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba, ingressou na Academia Nacional de Medicina em 1996; e em 2002 foi Comendador a Ordem Nacional de Mérito Científico.

Sua produção científica soma mais de duzentos trabalhos. Teve como linha de pesquisa a doença de Chagas. Em discurso pronunciado pelo representante de sua comissão honrosa, José Rodrigues é “um dos maiores chagólogos do nosso meio científico”.

Para José Rodrigues “é uma dupla honra estar aqui na universidade onde me formei e trabalhei”. Para um dos representantes de sua comissão honrosa, “alguém como José Rodrigues que teve uma vida tão superiormente vivida, é dever da universidade reconhecer, agradecer e indicar às novas gerações o adequado modelo a ser seguido”.

“É uma grande emoção participar desse momento histórico, para a Faculdade de Medicina que em 2008 comemora 200 anos, é muito importante ter professores eméritos. Eles ainda têm muito a contribuir com sua experiência e o espírito de liderança.”, acrescentou o diretor da Faculdade de Medicina, Antônio Ledo.