Categorias
Memória

NIEAD e Escola de Química oferecem cursos de Extensão

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Ambientais e Desenvolvimento (NIEAS)da UFRJ e a Escola de Química da UFRJ oferecem os cursos de extensão Reciclagem de Plásticos, Tratamento de Efluentes Industriais e Auditoria Ambiental.
O curso Reciclagem de Plásticos será realizado em dois sábados consecutivos (21 2 28 de outubro), das 9 às 18 horas, e terá um visita optativa a uma recicladora no dia 30 de outubro, às 22 horas.
O objetivo do curso é apresentar os aspectos envolvidos no projeto, operação e administração de uma recicladora de PET, visando a capacitação para a escolha e implantação de um empreendimento ambientalmente limpo e rentável, sob o ponto de vista econômico. Interagir com os especialistas da área de reciclagem, absorver informações detalhadas de aspectos técnicos e econômicos do negócio, além de informações científicas necessárias para as etapas de qualificação de matérias-primas, beneficiamento e reciclagem.
O cuso Tratamento de Efluentes Industriais acontecerá nos dias 6, 13 e 27 de novembro e 4 e 11 de dezembro, das 9 às 17 horas. Seu objetivo é fornecer conhecimento aos participantes de forma que estes possam desenvolver tecnologias mais eficientes para o tratamento de efluentes, reduzindo a necessidade de investimento inicial das empresas e também seus custos operacionais para manter os sistemas em funcionamento. Além de permitir que as mesmas se adaptem às normas ambientais e, conseqüentemente, venham a contribuir para a redução do impacto ambiental da indústria como um todo.
O curso Auditoria Ambiental é dividido em dois módulos: Teoria e simulação de AA (11, 18 e 25 de novembro, das 9 às 17 horas) e Prática de AA, somente para quem cursou o primeiro módulo (11 e 13 de dezembro, das 9 às 13 hoeas). Este treinamento tem por objetivo capacitar os profissionais para o entendimento e a aplicação de auditoria ambiental, contemplando fundamentos teóricos e práticos, em situações que condizem com as necessidades dos setores público e  privado na área ambiental. O treinamento capacita os interessados a acompanhar auditorias ambientais, seguindo a legislação, o cumprimento das normas, (inclusive a ISO 14001), as resoluções e as determinações dos agentes públicos como CONAMA, órgãos ambientais, estaduais, municipais e o Ministério Público. No final do Curso, após uma completa imersão acadêmica e técnica de alto nível, o treinando estará apto a discutir com os especialistas ou aplicar imediatamente os conhecimentos na sua organização.

Mais informações através do site www.niead.ufrj.br ou pelo telefone (21) 2562-7041.