Universidade rememora Massacre da Praia Vermelha

A seção especial do Conselho Universitário (Consuni) realizada no Auditório Rodolpho Rocco, no Centro de Ciências da Saúde, resgatou um episódio importante da resistência democrática contra a ditadura e da luta da universidade por sua autonomia: a invasão, na madrugada de 23 de setembro de 1966, do antigo prédio da Faculdade Nacional de Medicina (FNM), no campus da Praia Vermelha, que resultou na depredação do edifício e em agressões a mais de 600 estudantes que haviam se abrigado nele.

O reitor Aloisio Teixeira se
emocionou na Sessão Sole-
ne do Consuni.

A vice-reitora, em seu dis-
curso, homageou os estu-
dantes que participaram
do episódio.

Antônio Ledo disse que a
autonomia universitária é
um tema do passado e
do presente.

Sangue, suor e lágrimas. As palavras utilizadas pelo professores emérito Antonio Paes de Carvalho no curta exibido durante a Rememoração dos 40 anos da Invasão da Faculdade de Medicina na Praia Vermelha expressam bem o clima dos anos de chumbo que marcaram a vida do país. A seção especial do Conselho Universitário (Consuni) realizada no Auditório Rodolpho Rocco, no Centro de Ciências da Saúde, resgatou um episódio importante da resistência democrática contra a ditadura e a favor da autonomia universitária: a invasão, na madrugada de 23 de setembro de 1966, do antigo prédio da Faculdade Nacional de Medicina (FNM), no campus da Praia Vermelha, que resultou na depredação do edifício e em agressões a mais de 600 estudantes que haviam se abrigado nele.

A comunidade universitária pode reviver um pouco daquele episódio, que ficou conhecido como  Massacre da Praia Vermelha. Fotos da época foram expostas no hall do auditório Paulo Rocco, emocionando muitos dos convidados que participaram, como estudantes ou professores, na resistência àquela agressão à autonomia da universidade.

Durante a exibição do curtametragem sobre a Invasão da FNM, produzido pela Divisão de Mídias Audiovisuais da CoordCOM, depoimentos e imagens rememoraram o contexto histórico e cultural, assim como a trajetória do movimento estudantil, com a União Nacional dos Estudantes (UNE) à frente, durante a ditadura militar. A luta dos estudantes, aliás, foi ressaltado pelo reitor Aloísio Teixeira, à época estudante e participante do episódio. “O Conselho Universitário homenageia não com uma simples posição festiva. Nós prestamos essa homenagem ao passado, pois a história é a argamassa para a construção da sociedade”, afirmou.

Mesa composta de "Ilustres" presentes ao Massacre da Praia Vermelha

O professor Paes de Carva-
lho teve seu laboratório des-
truído em setembro de 66.

Jean Marc: "É importante que
os jovens conheçam o signi-
ficado da ditadura"

Carlos Nelson Coutinho
lembrou que os estudan-
tes dos anos 60 tinham
um ideal de luta.

O ex-militante da  Ação Popular (AP) Jean Marc Von Der Weid, aluno da Faculdade de Química, acredita que eventos como esse resgatem além da recuperação da história um sentido fazem parte de um esforço permanente para lembrar o que significou a ditadura. “Acho que é uma espécie de vacina política que tem que ser tomada de tempos em tempos para que o problema não volte a acontecer. Esse é o efeito educativo principal, você vacinar o povo contra as tendências ditatoriais”, afirma Jean.

Emocionado, Vladimir Palmeira, militante da época, declarou que esse episódio entrou na história. “Foi um momento decisivo para nós, quem ficou no movimento estudantil naquela época, permanece até hoje. Essa foi uma geração que aprendeu na porrada e mudou sua prática política em função disso”.

O atual diretor da Faculdade de Medicina afirmou que a lembrança do episódio coloca questões que dizem respeito a universidade de hoje. “Ele traz essa reflexão individual, mas também a coloca a Faculdade de Medicina em um contexto, quando é feita, por exemplo, uma exposição ou uma sessão solene no Conselho Universitário, que também volta os olhos para a questão da autonomia universitária. Esse tipo de evento chama a atenção para um episódio importante e para o fato de outras unidades também terem sido afetadas. O desafio é como olhar para esse momento e perceber que foi expressivo, como entender o seu presente para construir um futuro mais promissor, mais adequado para a nossa Faculdade.”

Como parte das rememorações, foi descerrada por decisão do Consuni, no hall da decania do CCS,  placa alusiva ao episódio que homenageia os estudantes que resistiram às forcas policiais do regime militar.