Interseção: encontro entre universidade e mercado

Durante a primeira semana de outubro (2 a 6/10) o Campus da Praia Vermelha da UFRJ será mais uma vez palco para o diálogo e o aprendizado acerca do Marketing e da Publicidade. O Interseção – evento organizado pelos estudantes da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ – chega a sua 7ª edição e traz para o debate temas como: Propaganda em ponto de venda é mais importante do que em mídia de massa?Criatividade vence eleição?; Como criar a identidade de um shopping center?;  Marketing de varejo precisa ser simples para funcionar?;  TIM Festival: como transformar uma necessidade de comunicação em um dos maiores eventos de música do país?
O festival surgiu em 2000, numa iniciativa de alunos da graduação com Mônica Machado, professora de Publicidade e Propaganda, propondo a discussão acerca das “Tendências e Perspectivas da Publicidade e do Marketing”. Foram dois dias de evento, por onde passaram cerca de 250 pessoas. Na edição seguinte, em 2001, o festival modificou sua estrutura, passando a ser realizado em cinco dias, sendo cada um destinado ao debate de um tema.
Ao longo desses cinco anos, o Interseção foi palco de discussões como Marketing Social; O papel da TV aberta no Brasil; Reposicionamento de marcas; Os rumos da Publicidade na Internet; e Publicidade na rádio. Figuras importantes também passaram pelo festival, dentre elas o publicitário Roberto Medina, promotor do Rock In Rio, Roberto Dualibi, um dos sócios da agência DPZ e Álvaro Rodrigues, do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ).
A 7ª edição, inteiramente produzida e criada pelos estudantes, trará nomes importantes no meio publicitário, como André Eppinghaus (redator da Thompson e presidente do CCRJ), Gilberto Strunck (designer gráfico), Gláucio Binder (sócio da agência Binder/Espaço de Comunicação), entre outros.

Os ingressos já estão sendo vendidos na Escola de Comunicação e também pelo site www.eco.ufrj.br/intersecao, onde é possível fazer reservas. Toda renda será destinada para a Fundação Casa do Papai Noel.

O evento tem papel determinante na escolha dos jovens estudantes quanto à habilitação pretendida, que aparece como um reforço e estímulo, justamente por “apresentar aspectos da vida de um publicitário, até então desconhecidos”, ressalta Emmanuelle Brederode, aluna do Ciclo Básico.
A importância do evento também é destacada uma vez que não apenas palestras ocorrem, mas também contatos profissionais são estabelecidos. Segundo Laís Bittencourt, integrante da produção do festival “o Interseção é muito importante não somente para quem vai assistir as palestras, há a oportunidade de conhecer pessoas do mundo publicitário, assim como a experiência de estar na produção, acrescenta conhecimentos e vivências que serão usados no dia-a-dia da minha futura carreira”.
O Interseção vem se consolidando como um dos mais importantes eventos universitários no campo da Publicidade e do Marketing, sendo importante no processo de conhecimento mais aprofundado na área, o que permite e facilita a escolha da habilitação no fim do Ciclo Básico; uma realidade dos estudantes de comunicação da UFRJ.