VI Copa Campus: competição e progresso

Após evolução qualitativa, torneio contará com a cobertura da grande mídia. Organizadores aspiram difusão pelo Brasil.

No próximo dia 24 tem inicio a VI Copa Campus, competição de futebol organizada e financiada pelos estudantes da UFRJ e que terá lugar no Colégio Batista Shepard, na Tijuca. Oito grupos, segmentados em 32 equipes se enfrentarão em 48 partidas, divididas em três rodadas de 16 jogos na fase inicial.

Diferentemente da primeira edição, ocorrida no primeiro semestre de 2004, e que possuía apenas 12 equipes para a disputa, a atual conta com um número maior, refletindo o sucesso e a dimensão conquistados pela iniciativa dos estudantes da Escola de Comunicação (ECO) que organizam a Copa. Devido a isso, existe o interesse por parte dos organizadores que a idéia seja absorvida e difunda por todo Brasil, para que seja criada uma liga universitária de futebol entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Há várias mudanças em vista, não apenas de caráter esportivo como também de cunho social. Ricardo Danziger, um dos organizadores, avalia que “devido ao grande crescimento desde as últimas edições, começamos a sonhar alto, com a criação de um liga de futebol com o máximo de universidades federais possível”. Para ele, a junção do esporte e da Educação de forma organizada poderá apresentar resultados positivos para a sociedade, bastando apenas o surgimento de iniciativas como a apresentada.

Garantia de qualidade
Orgulhando-se de sua evolução qualitativa, os organizadores apresentam garantias da nova edição, como por exemplo, a utilização de campo particular de grama sintética, a convocação de árbitros profissionais da Federação de Futebol Society do Rio de Janeiro e o uso do kit de Primeiros Socorros. Entretanto ressaltam que, para que possam continuar evoluindo, necessitam que os jogadores colaborem respeitando as regras, evitando, assim, confusões ou qualquer tipo de violência.

No site oficial do torneio são disponibilizadas informações para esclarecimento de dúvidas relacionadas ao regulamento, tabelas e classificação. O público poderá acompanhar o andamento da competição através do site www.ecomidia.net/copacampus e da grande mídia, além de acompanhá-lo ao vivo e gratuitamente no local de competição. As partidas serão realizadas aos domingos, geralmente pela parte da tarde com início às 11 horas.

Integração e solidariedade
O torneio tem como um de seus propósitos promover a integração através do esporte. Um exemplo disso é a participação de estudantes de Comunicação na construção das crônicas das partidas que são contratados como estagiários.

Paralelamente aos jogos, os organizadores criarão um outro torneio, chamado Copa Campus Solidária, onde serão arrecadados alimentos e agasalhos a serem distribuídos para uma instituição de caridade. As equipes também estarão competindo por um prêmio, ainda não definido, que será entregue ao final da copa. Cada grupo tentará arrecadar uma quantia máxima possível de mantimentos.

Exceção à regra
Na última edição do torneio, Severinos para Sempre, equipe formada por estudantes de Comunicação, saiu vencedora, pela primeira vez rompendo a seqüência de vitórias das equipes Concreto Protendido (de Engenharia Civil) e BCM (de Economia), ambas com duas vitórias.