Semana de Ciência e Tecnologia em preparação

Visando aumentar o sucesso da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) vem realizando reuniões preparatórias por todo Brasil. No último dia 2 de agosto, aconteceu a segunda reunião no Rio de Janeiro para resolver mais alguns detalhes da organização da Semana no estado.

Além dos informes gerais, foram relatadas as experiências durante a Semana Nacional de outros estados e de cidades do interior fluminense nos anos anteriores. Além disso, buscou-se estruturar os eventos integrados que acontecem em lugares como a Central do Brasil, as Barcas e o Largo da Carioca, entre outros.

“Se fizermos uma boa Semana como nos dois últimos anos, ela irá fazer parte do calendário geral de Ciência e Tecnologia, não só de um governo”, analisou Ildeu de Castro Moreira – diretor do Departamento de Popularização e Difusão de CeT do Ministério e professor do Instituto de Física da UFRJ – que comandou a reunião.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente no mês de outubro, desde 2004, ano em que 257 instituições, distribuídas por 252 municípios do país, promoveram 1.848 atividades. Já em 2005, foram 844 instituições, que, em 332 municípios, realizaram 6.701 atividades. A previsão é de que em 2006, ela cresça ainda mais.

Realizadora de um dos eventos de maior sucesso no Rio de Janeiro em 2005, a UFRJ pretende seguir a previsão de crescimento. Captando recursos desde o fim da Semana de Ciência e Tecnologia do ano passado, a universidade já tem patrocínios e inclusive ganhou um edital do MCT para conseguir recursos para o evento.

As atividades realizadas pela UFRJ em 2005 aconteceram na Praia Vermelha e contaram com a participação de 20 unidades da universidade apresentando cerca de 60 trabalhos. Cinquenta professores, 60 técnicos e 250 alunos, que foram mediadores entre o público e os projetos, trabalharam no evento.

“Durante uma semana cerca de 35 mil pessoas passaram no evento e a divulgação não foi como esperávamos. Este ano a expectativa é pelo menos dobrar esse número”, afirmou Isabel Cristina Alencar de Azevedo, Superintendente Geral de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5).

Para saber outras informações sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano ocorre de 16 a 23 de outubro, acesse o site:semanact2006.mct.gov.br . O tema da Semana deste ano é Criatividade e Inovação, em homenagem ao centenário do 14 Bis.