Estudantes do ICB são premiados em congresso

Cientistas e estudantes brasileiros e de outros países participaram do IV International Symposium on Extracellular Matrix, realizado em conjunto com o XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular, ocorrido em Búzios, no final de julho. Na ocasião, foram apresentados mais de 800 trabalhos e instituídas nove premiações para alunos de pós-graduação, pós-doutorado e de iniciação.

Três destes prêmios, nas categorias Pós-graduação e Iniciação Científica, foram atribuídos a estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB); o de Pós-doutorado envolve estudantes e pesquisadores do ICB e da Fiocruz.

A pós-graduanda Debora Morueco Portilho (orientada por Cláudia Mermelstein), ganhou o prêmio pelo trabalho Wnt/b-catenin pathway activation and myogenic differentiation are induced by cholesterol depletion (A via de ativação da Wnt/b-catenina e a migração miogênica são induzidas pela remoção do colesterol).

Luciana Garzoni, pós-doutoranda (ex-orientada de Radovan Borojevic), foi agraciada pelo trabalho feito em parceria com a Fiocruz – Engineering myocardial tissue: 3D co-cultures of cardiomycytes and endothelial cells (Construindo o tecido miocárdico: co-culturas em 3D de cardiomiócitos e células endoteliais).

Na categoria Iniciação Científica o prêmio foi para Karina Ribeiro da Silva (aluna do curso de Biomedicina, orientada por Maria Isabel Doria Rossi), pelo trabalho Mesenquimal stem cells from adipose tissue of normal and exobese patients show differences in their differentiation potential (Células-tronco mesenquimais de tecido adiposo de pacientes normais e ex-obesos mostram diferenças em seu potencial de diferenciação).

Mariana Acquarone de Sá Lopes (aluna do curso de Biologia orientada por Helene Santos Barbosa da Fiocruz e co-orientada por Silvana Allodi do ICB) com Cytoskeleton proteins in tissue cysts of Toxoplasma gondii (Proteínas do citoesqueleto em cistos teciduais do Toxoplasma gondii).

No campo da neurociência a consagrada cientista Suzana Herculano-Houzel contribuiu com (Um aumento progressivo e não autônomo nas células-tronco neurais do estriado no camundongo R6/2 com doença de Huntington), que foi aceito para publicação na conceituada revista Journal of Neuroscience com um comentário do editor Gary Westbrook: "Esta talvez seja a melhor ilustração deste tópico na literatura até o momento".

Com grande alegria – pessoal e acadêmica – parabenizo a todos. Pelos títulos de todos os trabalhos, pode ser percebida uma nítida síntese de originalidade e de abertura de novos horizontes, na permanente luta da ciência cultivada na UFRJ contra a dor e a morte. Isto é, sem dúvida, especialmente importante, comentou Adalberto Vieyra, diretor do ICB.