Walter Suemitsu assume decania do CT

O professor Walter Issamu Suemitsu, da Escola Politécnica, foi empossado, na última segunda-feira, dia 21, decano do Centro de Tecnologia (CT), apesar de já estar à frente do cargo desde julho. A cerimônia, realizada no auditório do CT, foi presidida pelo reitor, Aloísio Teixeira.

Compuseram a mesa, além do decano e do reitor, a vice-reitora, Sylvia Vargas, o ex-decano do CT, Cláudio Baraúna, a diretora da coppe, Ângela Uller, o diretor da Escola Politécnica, Ericksson Almendra, o diretor da Escola de Química, Luiz Antônio D´Ávila, o diretor do Instituto de Macromoléculas, Aílton Gomes, o representante do corpo técnico-administrativo, José Carlos Pereira, e o estudante Daniel Vilela, representando o corpo discente. Estavam presentes também pró-reitores e o prefeito da Cidade Universitária.

O técnico-administrativo, José Carlos, foi o primeiro a ter a palavra e desejou felicidade à nova gestão: “esperamos que o CT continue a contribuir com o crescimento que esse país merece”. Em seguida, Ângela Uller discursou em nome dos diretores de unidades do Centro: “candidato de muitos, decano de todos, nós da diretoria te desejamos sucesso”. Cláudio Baraúna, agora ex-decano, traçou um histórico dos seus três anos de decania, “essa administração que se encerra passou por situações confusas, por três reitores diferentes e, por isso, por um momento de grande movimentação e mudanças”. Baraúna desejou, emocionado, êxito a Walter Suemitsu e encerrou se pondo à disposição para prestar “toda colaboração possível com espírito de construção”.

O novo decano discursou brevemente sobre a honra de assumir o cargo e sobre a crença em uma melhoria contínua do CT. “Trabalharei todos os dias para isso”, disse. Segundo ele, suas prioridades básicas são organizar as unidades e desenvolver os vários projetos acadêmicos coordenadamente. Outros planos são o ataque às questões de infra-estrutura, como falta de segurança e problemas de manutenção, e a busca por mais recursos através de parcerias com empresas e com o próprio Ministério da Educação.

O reitor, Aloísio Teixeira, finalizou a série de discursos dizendo que nesse último ciclo de posses, do qual vem participando, nunca se reuniu tantos pró-reitores e membros da Reitoria, “o que mostra a importância do Centro de Tecnologia para a universidade”. Aluísio elogiou o professor Baraúna por ter ajudado a trilhar um caminho de harmonia dentro do CT e assumiu que Walter foi o único de todos os candidatos ao cargo que ele não conhecia, mas completou afirmando que “por todas as referências, Walter está fadado a ser um importante interlocutor nessa parceria”.

A cerimônia de posse foi encerrada com um coquetel, do lado de fora do auditório, onde todos puderam cumprimentar o novo decano do Centro de Tecnologia da UFRJ.