NUPEM capacita professores do ensino fundamental

fafa

agencia2687T.jpgTeve início na última segunda-feira, dia 10, e se estenderá até sexta-feira, dia 14, o XVI Curso de Educação Ambiental para Professores de Macaé e Região, realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ). Este curso que foi oferecido pela primeira vez em 1999, já capacitou centenas de professores do ensino fundamental e médio de 15 municípios da Região. Neste XVI curso estão participando além de professores técnicos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretarias de Meio Ambiente de vários municipios do Norte Fluminense.

Sua realização tem sido possível graças a um convênio entre a Petrobrás e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), denominado Projeto ECOlagoas. Este projeto tem possibilitado a realização de várias outras atividades que têm promovido a conscientização da população com relação às questões ambientais da região.

Durante toda a semana, os mestres tornam-se alunos de professores da UFRJ que ministram suas aulas no próprio ambiente e nas modernas instalações do NUPEM/UFRJ,

recentemente inauguradas pela prefeitura de Macaé. Assim, restingas, lagoas, mata atlântica, manguezal, rio Macaé e costão rochoso da Praia dos Cavaleiros, tornam-se salas de aulas privilegiadas, onde são discutidas a sua biodiversidade, como preservá-los, importância destes ecossistemas para os municípios e meios para a sustentabilidade ambiental.

De acordo com a professora Déia Maria Ferreira, do NUPEM/UFRJ e uma das ministrantes do curso, o potencial multiplicador destes cursos é extraordinário. “Hoje temos uma pesquisa em andamento, que mostra que o ensino de ciências e de biologia em Macaé e região tem melhorado consideravelmente depois que estes cursos passaram a ser oferecidos de maneira regular (dois por ano)”, afirma a professora Déia. Um dos aspectos mais relevantes é o fato de que os professores que participaram destes cursos passam a

incorporar em suas aulas conceitos e exemplos da região, fruto de resultados, em grande parte, das pesquisas, fato que aproxima efetivamente os alunos do ambiente da região.

“Nosso objetivo é fazer com que os resultados da pesquisa básica, como aquelas que são desenvolvidas nas lagoas da região através do Projeto Ecolagoas, sejam utilizados não somente pelo público especializado, mas em especial para aqueles que utilizam os ecossistemas onde vivem. Ao participarem destes cursos, os professores dos municípios tornam-se excelentes agentes multiplicadores de idéias e ações juntos aos cidadãos que aqui vivem e viverão nas próximas décadas que são as crianças de hoje”, afirma o diretor do NUPEM/UFRJ, professor Francisco Esteves. Para o professor Esteves, ações como estes cursos são de fundamental importância para a preservação do ambiente, que é indispensável para que tenhamos em Macaé e região uma boa qualidade de vida no futuro.