A Faculdade de Educação comemora 38 anos

lalalalalalalal

agencia2691T.jpgA Faculdade de Educação da UFRJ comemorou no último dia 11 de Julho seu 38º aniversário. O atual diretor Marcelo Macedo, prestes a deixar o cargo para se otrnar decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), recebeu professores e funcionários para celebração dessa data.
Nascida em 11 de Julho de 1968, vinda da antiga Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), a Faculdade de Educação funcionou inicialmente nas próprias instalações da antiga FNFi . Transferiu-se, em dezembro de 1969, para o Palácio Universitário.
A comemoração, organizada por Antonia Paiva (Chefe do Departmanto Pessoal), contou coma presença de Luiz Antonio Cunha (Professor Titular da Faculdade), Vera Kloter (Ex-diretora), Libânia Xavier (Chefe do Departamento de Administração Escolar), Iris Rodrigues (Chefe do departamento de Didática) a Ana Maria Vilela (Chefe da Pós-graduação).
Segundo o diretor Marcelo, “a Faculdade de Educação desenvolve, cria e produz conhecimento e propostas concretas para que a educação se desenvolva de maneira social”. Para o futuro decano do CFCH os 38 anos da faculdade representam “uma confluência de saberes, onde o pedagogo é o protagonista”. Já para Iris Rodrigues, todos esses anos se resumem a uma única palavra: “luta”. “A Faculdade de Educação foi criada no contexto de ditadura e os educadores fizeram dela um espaço de discussão e reflexão”.
Ana Maria Vilela disse que a história da Faculdade tem um sentido afetivo para ela, pois foi aluna e agora é professora. “ Isso aqui faz parte da minha vida” — disse.
Libânia Xavier apontou as importantes contribuições da unidade para a sociedade, além da contribuição realizando programas de extensão e colaborando com os diversos âmbitos de governo na implementação de políticas voltadas para a educação, sugerindo planos, promovendo estudos e desenvolvendo o conhecimento. “A maior contribuição é a formação de bons professores aptos a atuar em diferentes níveis de ensino” — conclui .
Ao final da comemoração, Ana Maria Monteiro (Coordenadora da Licenciatura), representando o diretor Marcelo Macedo que teve de deixar a festa mais cedo para participar de uma banca de concurso, agradeceu a todos os presentes. “É uma satisfação enorme comemorar esses 38 anos com vocês e esse momento em que a Faculdade de Educação está tomando força. Esse aniversário é para que os funcionários tenham uma lembrança dessa história e da contribuição dessa unidade responsável pela educação”.