Categorias
Memória

Ato público em defesa do patrimônio no IFCS

cghfghnfgn

Na próxima quinta-feira, dia 06 de julho, às 10h, será realizado em frente ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da UFRJ, um ato público em defesa do patrimônio histórico e artístico do país.

Ato é uma resposta à série de roubos de peças do acervo histórico e artístico nacional e carioca. A última vítima foi Arquivo Nacional da Cidade, que teve 3.862 peças furtadas, incluindo 1.500 fotografias de Augusto Malta, na semana passada.

Outras instituições que também tiveram parte de seu acervo roubado nos últimos meses são: Arquivo Histórico Diplomático do Itamaraty, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional, a Cúria Metropolitana, o Museu da Cidade e o Museu da Chácara do Céu.

O Ato é fruto da reunião realizada no dia 29 de julho, no Gabinete da
Direção do IFCS. Outra resolução do encontro é a coleta de assinaturas de entidades da sociedade civil do campo da ação cultural para lançar uma nota pública sobre a questão.
Os organizadores do encontro foram Beatriz Kushnir (Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro), Jaime Antunes (Arquivo Nacional) e Jessie Jane (IFCS).

Participaram da reunião: José Carlos Levinho (Museu do Índio); Ismênia de Lima Martins (UFF); Paulo Knauss (UFF) Ana Luce Girão (Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ); Pedro Paulo Soares (Museu da Vida/coc/FIOCRUZ); Antônio Carlos Corrêa (IPHAN); Leila Menezes Soares (APERJ); Sergio Alex Azevedo (Museu Nacional UFRJ); Manoel Luiz Salgado Guimarães ANPUH/UFRJ); Américo David Aurélio (MinC/Museu Histórico Nacional); Ruth Beatriz Caldeira de Andrade (Museu Histórico Nacional); Heloisa Helena Queiroz (Museu da Cidade); Maria Celina Soares de Mello e Silva Museu de Astronomia e Ciências Afins); Ana Pessoa (Fundação Casa de Rui Barbosa).

A lista completa do acervo roubado e algumas fotos podem ser vistas no site www.rio.rj.gov.br/arquivo/. Mais informações sobre a manifestação podem ser obtidas pelo telefone 2224-8125.