Toma posse novo diretor da Faculdade de Farmácia

sgsg

agencia2662T.jpgNo último dia 29, no auditório do “Quinhentão”, tomou posse o novo diretor da Faculdade de Farmácia, Carlos Rangel Rodrigues. Além de Carlos Rodrigues, compuseram a mesa de cerimônia, o prefeito da Cidade Universitária, Hélio de Mattos, a vice-reitora, Sylvia Vargas, o decano em exercício, Paulo Bisch, o vice-diretor eleito, Lúcio Mendes Cabral, e o antigo diretor da Faculdade, José Carlos Saraiva Gonçalves.

Após a execução do hino nacional e da assinatura do documento de posse pelo professor e pela vice-reitora, foi passada a palavra ao ex-diretor José Carlos Saraiva, que disse: “meu desejo sincero é que o Rangel tenha êxito, que consiga trazer à Faculdade aquilo que falta”. Segundo ele, a Farmácia atingiu a tríade ensino/pesquisa/extensão por conta do entendimento entre os docentes.

O novo diretor, muito emocionado, repetiu diversas vezes a satisfação que sente em tomar posse no cargo. Agradeceu a todos os presentes, integrantes da Faculdade e de sua chapa. Em breve resumo de sua trajetória, relembrou sua vinda de Campos dos Goytacazes, sua entrada como estudante na UFRJ e sua admiração ao antigo reitor Horácio Macedo, o qual, segundo ele, defendia a importância e o papel da universidade como elemento transformador da sociedade.

A importância do voto paritário em todas as esferas administrativas foi defendida por Carlos Rodrigues, que afirmou. “Considero a paridade o gesto mais respeitoso que se pode ter nos diferentes setores da Universidade”. Ele ressaltou a característica de universalidade e igualdade da prática do voto, “pois é momento onde todos são iguais”. E aproveitou para destacar a grande participação do corpo discente na eleição para diretor. Carlos Rodrigues levantou ainda questões relativas à permanência da meritocracia dentro da Universidade, o que perpetua o grande número de renegados na sociedade.

Por fim, foram realizadas homenagens as docentes Miriam Moura Ribeiro Leite e Ana Cláudia Vieira e a funcionário técnico-administrativo Rosana Severino que segundo José Carlos Saraiva, “representam a essência da Faculdade de Farmácia”. As homenageadas receberam a placa honrosa das mãos do ex-diretor e agradeceram emocionadas.

O encerramento foi feito pela vice-reitora, que ressaltou a importância do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o futuro da universidade. “A construção coletiva, a qual estão todos convidados, do PDI é mais uma oportunidade de atualização institucional.