Programa de Oncobiologia realiza cerimônia

afdfff

Na próxima quinta-feira, dia 06/07/2006, será realizada cerimônia no auditório Hélio Fraga, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ para entrega do primeiro cheque da bolsa “Pró-Onco Vivi Nabuco” ao biólogo Fábio de Almeida Mendes. A cerimônia contará com a participação de Vivi Nabuco e Dona Annah Mello Franco de Chagas.

O biólogo, doutorando do Programa de Ciências Morfológicas da UFRJ, Fábio Almeida Mendes participou da seleção do Programa de Oncobiologia com um projeto para a pesquisa, durante um ano, sobre o Fator de Crescimento do Tecido Conjuntivo (CTGF), substância secretada por células sadias, mas que pode apresentar relações com o desenvolvimento de tumores. A bolsa no valor mensal de R$ 3.333,33 tem a duração de um ano, mas o projeto já vem se desenvolvendo há cerca de 10 anos.

Em uma pesquisa anterior, cujos resultados serão divulgados na revista científica Differenciation, Fábio mostrou que o glioblastoma, um tumor cerebral com alto grau de malignidade, continua a manter diversas semelhanças e funções de sua célula progenitora, o astrócito.

Agora, Fábio quer estudar a interação de diversas proteínas encontradas no meio exterior da célula com o desenvolvimento do câncer, assim como já é sabido que a quantidade de CTGF secretada pela célula pode definir o grau de malignidade do tumor.

Do processo de seleção, participaram o professor Adalberto Vieyra, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), a professora Maria Mitzi Brentani (USP) e o pesquisador Antônio Paes de Carvalho (UFRJ). Para os três, o excelente naipe dos candidatos dificultou a seleção.

Para Vivaldo Moura Neto, chefe do Laboratório de Morfogênese Celular, do Departamento de Anatomia, que co-orientará Fabio de Almeida Mendes, a bolsa Pró-Onco Vivi Nabuco é um estímulo à biologia básica experimental, área nem sempre incentivada pela iniciativa privada.

Por outro lado, José Garcia, chefe do Laboratório de Embriologia de Vertebrados, do Departamento de Anatomia, que participará da orientação do projeto de Fábio reforça o comentário de Moura Neto e acrescenta que a bolsa representa um estímulo ao jovem pesquisador durante uma de suas fases profissionais mais complicadas, pois ele acaba o mestrado, o doutorado e ainda não se vinculou devido a pouca oferta de vagas para professores e pesquisadores nos concursos públicos.

A parceria entre esses dois Laboratórios do Departamento de Anatomia da UFRJ vem de longa data e o trabalho, que será publicado na revista Differenciation, representa o resultado dessa aliança. Para estudar os tumores cerebrais, a pesquisa foi maturada durante um certo tempo até a sua aprovação pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Ministério da Saúde, sob o número 2340, pois utiliza tumores de cérebro que foram obtidos de três pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.