AmaMentação comemora um ano e chega ao HU

ffa

agencia2756T.jpgEm harmonia com a Semana Mundial de Amamentação, que vai de 1º a 7 de agosto, a sexta mostra da exposição AmaMentação chegou ao hall do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) na última terça-feira. No total são 25 fotos que têm ligação com o aleitamento materno.

A exposição é um trabalho feito pela Maternidade Escola da UFRJ em parceria com o fotógrafo William Santos e outros colaboradores. ” A idéia começou em 1994, com um grupo de incentivo ao aleitamento materno, de profissionais da maternidade escola. A exposição é conseqüência do início desse trabalho, o qual fui convidado a registrar”, explica William.

Um dos organizadores da exposição no HUCFF é o Centro Cultural do HU, existente há seis anos e coordenado por Eliana Gesteira. Ao todo, o Centro já realizou 39 exposições, dos mais variados artistas, desde estudantes da universidade até pacientes do hospital. “O Centro Cultural do HU tem a finalidade de juntar arte e saúde em apoio à humanização hospitalar”, fala a coordenadora. O Centro funciona no subsolo do hospital e, além das exposições, abriga também uma biblioteca.

Por dia, circulam cerca de oito mil pessoas pelo hospital universitário, formando um público numeroso, eclético e que, muitas vezes, nunca teve acesso à arte. Um dos colaboradores, o professor e editor do site aleitamento.com , Marcus Renato de Carvalho, destaca a importância da exposição: “Ela foi colocada propositadamente na entrada do HU, a fim de chamar atenção para uma realidade que não a do hospital. Além disso, queremos destacar a Semana Mundial de Amamentação, que vai de 1º à 7 de agosto.”

O diretor do HUCFF, Alexandre Pinto Cardoso, prestigiou a exposição. “Com ela, associamos o hospital, tão ligado à dor e ao sofrimento, à maternidade, que é um fenômeno de alegria.”, declarou o diretor, que disse, também, que as imagens, além de amenizarem as dores, mostram um trabalho artístico.

O hall do HU é o sexto local por onde passa a exposição, que completou um ano de itinerância. Antes disso, passou pela Maternidade Escola, pela Praia Vermelha, pelo Salão Nobre da Reitoria, pela Faculdade de Letras e pela estação de metrô Cardeal Arco-Verde, em Copacabana. “A idéia é continuar a itinerar a AmaMentação, principalmente porque estamos recebendo vários convites de dentro e de fora da universidade.”, explica o fotógrafo.

Ao final desta primeira fase do projeto de exposição, as fotos voltarão para a Maternidade Escola. Lá, servirão de um incentivo visual ao aleitamento materno.