Luiz Calôba: emérito da UFRJ

xxxxxx xxxxxx

agencia2636T.jpgEm sessão do Conselho Universitário (Consuni), da UFRJ, realizada dia 12 junho, no Salão Muniz Aragão, foi concedido o título de emérito ao professor Luiz Pereira Calôba, da Escola de Politécnica e do Programa de Engenharia Elétrica do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe).

Em sessão do Conselho Universitário (Consuni), da UFRJ, realizada dia 12 junho, no Salão Muniz Aragão, foi concedido o título de emérito ao professor Luiz Calôba, da Escola de Politécnica e do Programa de Engenharia Elétrica do Instituto Alberto Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe). A emerência é concedida aos professores aposentados que se destacaram no exercício da atividade acadêmica. Para o reitor, Aloísio Teixeira, a cerimônia de entrega do título de professor emérito “é cheia de significado porque nela destacamos o nosso desejo coletivo de ser como eles”.

Durante a cerimônia destacou-se a grande contribuição de Luiz Calôba à Ciência e à formação de seus estudantes. Paulo Diniz, representante da Politécnica presenteou Calôba com uma placa e declarou sua admiração: “o mestre Calôba foi o professor mais importante que eu tive na UFRJ. Além de ser uma referência no Brasil inteiro em sua área, ele é uma pessoa extremamente criativa, profissional e humilde”.

Várias pessoas contaram com a ajuda de Luiz Calôba durante sua formação profissional. Segundo ele mesmo, ajudou a formar várias gerações de profissionais: “filhos, netos, bisnetos”. Edson Watanabe acrescenta, dizendo que ele “ajudou a agregar inúmeras pessoas à Coppe e à Escola de Engenharia (atual Politécnica), dando condições de emprego para muitas delas”.

Para Calôba, que atualmente se dedica a pesquisas nas áreas de redes neurais, processamento de seriais analógicos e circuitos eletrônicos, a cerimônia representou o reconhecimento pelos mais de 30 anos de trabalho na UFRJ. “Me sinto muito satisfeito. Sinto que meu trabalho e meu esforço foram reconhecidos”, constata o mestre, com alegria.