Inauguração de Laboratório de Informática do ICB

fafafa

O Laboratório de Informática da Biomedicina Professor Emérito Carlos Nilo Gondim Pamplona foi inaugurado nessa quinta-feira, 29, no bloco K do CCS, e contou com a presença do diretor do Instituto de Ciências Biológicas Professor Adalberto Vieyra, da Vice-reitora Sylvia Vargas e do professor Emérito Carlos Pamplona.

O laboratório, voltado para os alunos do curso de Biomedicina da UFRJ, tem como objetivo “fazer com que os estudantes tenham acesso a bases de dados, ao portal de periódicos da CAPES, que possui mais de dez mil arquivos, além de 200 bases de dados de todas as ciências”, explica Adalberto Vieyra.

“Passamos a contar também com o acesso ao portal de todos os livros publicados a partir do século XVIII que foram digitalizados, e que permitem o estudo da evolução do pensamento científico a partir do Iluminismo”, ressalta o professor.

Segundo ele, o laboratório também terá como objetivo ser um local de convívio dos estudantes, num espaço que lhes é próprio. “Haverá monitores que receberão bolsas e que poderão prestar assistência técnica aos estudantes em horários pré-determinados, permitindo o sucesso do laboratório”, explica.

O professor Carlos Pamplona, que teve seu nome dado ao laboratório, foi homenageado na ocasião, recebendo uma placa dos alunos do curso de Biomedicina e sendo muito aplaudido pelos presentes.