“Viva o povo brasileiro”

O lançamento, e a noite de autógrafos, de três livros da coleção \”Viva o povo brasileiro\”, da editora Expressão Popular, ocorreu no Salão Muniz Sodré, no Campus da Praia Vermelha, dia 14 de junho.

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ cedeu espaço para a realização desse evento. O Coordenador do FCC, professor Carlos Tannus, explica que “é muito satisfatório ver acontecer em seus espaços a celebração dos que ajudaram a formar a história do povo brasileiro”.

Anita Leocádia Prestes (do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS – da UFRJ) com seu livro \”Luiz Carlos Prestes – Patriota, revolucionário, comunista\”; Luiz Ricardo Leitão (da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ) com \”Lima Barreto – o rebelde imprescindível\”; e Lincoln de Abreu Penna (da Universo), com \”Roberto Morena – o militante\”, participaram do evento, lançando suas obras.

A coleção é formada por sete livros e têm o objetivo de aumentar a visibilidade de alguns nomes que marcaram a trajetória brasileira em prol do bem social, mas que foram marginalizados, tais como Gregório Bezerra, Luiz Gama, entre outros. Anita Leocádia, autora e professora de História, afirma que “são personalidades que foram comprometidas com os movimentos populares. Todos eles lutaram pelos interesses do povo e por um Brasil melhor”.

Luiz Leitão explica que os livros estão direcionados ao consumo em “assentamentos populares, escolas do Movimento dos Sem Terra e escolas e faculdades da rede pública”. Para atingir essa meta, a Expressão Popular vende a coleção a um custo muito baixo (cerca de três reais cada exemplar) fato que somente é possível uma vez que a editora não está visando lucros e os autores abrem mão dos seus direitos autorais.

Os livros possuem menos de 100 páginas e são, na verdade, pequenos recortes dos fatos mais marcantes da trajetória dessas personalidades. A proposta, com as obras, é despertar o interesse dos leitores através de pequenos resumos, abrindo caminho para futuros estudos.

O tamanho do livro é incentivador para os “leitores de 1º viagem”. “Podemos ler o livro rapidamente” afirma Amanda Santos, estudante de Comunicação Social da UFRJ. Porém, os autores tiveram um árduo trabalho em sintetizar a história desses lutadores populares, mas a publicação do livro foi a tarefa mais importante. “É difícil condensar toda essa informação em menos de 100 páginas, mas essa é uma iniciativa importante para o povo que poderá conhecer a atitude de altruísmo e a defesa pelos interesses coletivos realizados por essas personalidades” ressalta Lincoln de Abreu.

No dia 20 de junho ocorrerá um debate sobre a coleção na UERJ (Rua São Francisco Xavier, 524, 9º andar, Maracanã). Para maiores informações sobre a coleção consulte o site www.expressaopopular.com.br.