Pesquisadores da UFRJ sustentam veto do prefeito

iutgyuu

O projeto de Lei 325/2005 do vereador Cláudio Cavalcanti, que proíbe a vivissecção e o uso de animais em pesquisas, foi aprovado em segunda discussão pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e vetado pelo prefeito César Maia. Apesar do veto, o assunto volta à tona através de alguns políticos favoráveis a derrubada do veto.

Para se informar mais adequadamente sobre o assunto, um grupo de 15 vereadores, coordenado pelo Vereador Paulo Cerri, se reune amanhã, dia 8, com a Comissão de Avaliação da Utilização de Animais em Pesquisa do Centro de Ciência da Saúde – CAUAP/UFRJ, o reitor Aloísio Teixeira e pesquisadores do Centro. Após a reunião, a comitiva visita os dez biotérios do CCS para observar em que condições os animais estão vivendo.

É bom lembrar que todo o trabalho desenvolvido em pesquisa com o uso de animais tem por finalidade máxima a defesa do homem e o interesse da ciência. A atuação da comunidade científica é pautada em princípios éticos que norteiam a conduta dos professores e dos pesquisadores no trato e uso humanitário com animais de laboratório. Baseado nisso, foi criado em 1991, o Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA e na Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi criado, em 2004, a CAUAP Comissão de Avaliação da Utilização de Animais em Pesquisa do Centro de Ciência da Saúde, substituindo a Comissão já existente no Instituto de Biofísica (1980).

O Centro de Ciência da Saúde (CCS) da UFRJ é referência nacional e internacional nas áreas das Ciências Biológicas e da vida, além de ser o único da Universidade a ter uma Comissão de Ética e Pesquisa em Animais. Há no CCS 300 laboratórios que atuam, em grande parte, com experimentos em animais. Essas pesquisas são desenvolvidas baseadas em princípios éticos e optam por procedimentos que não causem tanta dor ou angústia aos animais.