Categorias
Memória

Farmacologia inaugura biotério

jnjnv jnjnjn jh

Na última segunda-feira, dia 27, o Instituto de Ciências Biomédicas inaugurou o novo biotério do departamento de Farmacologia Básica e Clínica. O professor Roberto Takashi Sudo, coordenador de pós-graduação e responsável pela captação de recursos, disse que “essa inauguração é apenas da estrutura, porque os animais precisam ser preparados antes de ficarem presos para pesquisa. Agora eles passam por quarentena e depois serão transferidos”. Serão levados apenas ratos e camundongos. Futuramente será feita uma nova obra que ampliará o biotério, abrigando, então, coelhos e talvez outros pequenos animais.
Segundo o professor Takashi o antigo biotério, além de abrigar mais animais do que o ideal, estava totalmente fora dos padrões desejáveis. O bioterista Célio Pereira lembra que o teto e as paredes estavam com vazamento de água e havia muita umidade. Condições péssimas para a avaliação das respostas animais e sobrevivência dos mesmos. “Agora com a reforma, água, luz e umidade podem ser controladas e será reduzido o número de animais nas quatro dependências do biotério”, afirma Célio.
O financiamento da obra foi feito pela Finep, através do programa Ação Transversal, que divide os investimentos com indústrias. O custo foi em torno de R$ 60 mil, dos quais metade veio diretamente da Finep e a outra, de indústrias diversas. As obras foram feitas em dois meses e reformou o antigo biotério, que abrigava cerca de dois mil animais.
Os professores do departamento ficaram bastante animados ao ver a obra finalizada e dentro dos padrões desejados incluindo lavagem e separação dos animais, duas dependências ao abrigo de ratos e uma destinada aos camundongos. Com orgulho, o professor Takashi concluiu: “aqui os departamentos estarão unidos. Esse é um desafio vencido”.