COPPE desenvolve “Desafio SEBRAE Internacional”

onojon iuhi9

Maior jogo de negócios para estudantes, o Desafio Sebrae – que é desenvolvido e executado pela Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ há seis anos – tem sido um importante fator de integração e cooperação entre países da América Latina. Além do Brasil, Peru, Colômbia, Argentina, Uruguai e Paraguai já adotaram o jogo. Em 2006, Bolívia, Equador e Venezuela participarão de um projeto-piloto.
Depois de cada etapa nacional do Desafio Sebrae, as equipes vencedoras de cada país disputam nos dias 29, 30 e 31 de março, no Rio de Janeiro, a Final Internacional. A premiação será em 31 de março, às 17h30, no Museu Histórico
Nacional.Um dos objetivos é desenvolver a capacidade de compreensão sobre o papel da cooperação e da parceria comercial e social entre os países da América Latina.
Em 2005, foram mais de 50 mil alunos de diferentes universidades do Brasil. Já na Argentina, participaram 3.239 alunos, na Colômbia 3.000, no Paraguai 1.300,no Peru 1.047 e no Uruguai 421.
O Jogo de Empresas DESAFIO SEBRAE é uma competição de caráter educacional,promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e desenvolvida pela Incubadora de Empresas da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ.
A Incubadora da COPPE/UFRJ é responsável pela criação e execução de cada versão do Desafio Sebrae, desde que ele foi criado, em 2000. Da definição da atividade ou produto sobre o qual o game se desenvolverá, até a plataforma tecnológica, os sistemas utilizados e o próprio gerenciamento do jogo, tudo é pensado por uma equipe multidisciplinar da UFRJ. A expertise dessa equipe é que tem conduzido a expansão do Desafio Sebrae além das fronteiras nacionais para universidades estrangeiras.