Bibliotecários em destaque

agencia2445T.jpgEmoção. Foi assim a cerimônia de entrega do prêmio para a bibliotecária do ano e a instituição que mais incentivou a profissão de biblioteconomia em 2005, na última sexta-feira, 17, no auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional. A bibliotecária Marisa Russo, coordenadora do curso de Biblioteconomia da UFRJ, foi eleita a profissional do ano. A UFRJ, pela implantação do curso de Biblioteconomia, foi escolhida a instituição que mais apoiou a profissão.

As eleições ocorreram em 6 de dezembro de 2005, e 1.725 profissionais de biblioteconomia votaram, no site do Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª Região, que representa o estado do Rio de Janeiro, para melhor profissional e instituição do ano.

Amor materno

Muniz Sodré, presidente da Biblioteca Nacional e professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ, lembrou que a maioria dos profissionais de biblioteconomia são mulheres e, por isso mesmo, a relação que elas mantêm com os livros assemelha-se muito a uma relação materna. Sodré ainda criticou a baixa remuneração dos bibliotecários, dizendo que deveria existir um pagamento simbólico feito pela sociedade a estes profissionais pelo trabalho que eles desenvolvem com os livros.

Reconhecimento

As integrantes da gestão anterior que está à frente do Conselho Regional de Bibliotecários da 7ª Região, que representa o estado do Rio de Janeiro, foram homenageadas com uma placa, entregue pela atual vice-presidente do conselho, Clarice M. de Souza.

As grandes homenageadas da noite, Marisa Russo e a UFRJ, foram aplaudidas de pé pelo público que lotava o auditório Machado de Assis. A bibliotecária recebeu o prêmio das mãos do filho, Felipe Russo de Almeida Cunha.

Em seu discurso, de 10 páginas, emocionada, Marisa lembrou que o prêmio que estava recebendo foi idealizado pela gestão anterior do Conselho de Bibliotecário, quando exercia o cargo de vice-presidente. “O objetivo dos conselheiros, ao instituir esta premiação, foi o de valorizar os profissionais do Estado, que vêm desenvolvendo atividades nobres, muitas vezes no anonimato de suas bibliotecas, fazendo com que essas ações fossem divulgadas para toda a classe bibliotecária do Rio de Janeiro”, afirmou Marisa, que mencionou as presenças na cerimônia de bibliotecárias já premiadas, como Dolores Rodriguez Perez, Maria José Gomes Monteiro Vianna, Maria de Fátima Pereira Raposo e Lígia Paixão.

Em 2003, Marisa passou a coordenar uma equipe de bibliotecários e mestres na UFRJ com a finalidade de implantar na universidade um curso de graduação de Biblioteconomia, que foi aprovado pelos órgãos colegiados da universidade, Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e o Conselho Universitário (Consuni), em julho de 2005. “Para a nossa surpresa, o curso – que apresenta na sua proposta um enfoque diferencial, o de formar bibliotecários gestores de unidades de informação –apresentou uma relação candidato/vaga de 7/1, pois tivemos apenas um mês de divulgação após sua aprovação pela UFRJ”, informou Marisa.

A primeira turma do curso de Biblioteconomia da UFRJ será iniciada em agosto deste ano, com 30 alunos. O curso é vinculado a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ).

UFRJ premiada

O pró-reitor de graduação (PR-1), professor José Roberto Meyer, representando a UFRJ, recebeu o prêmio das mãos da bibliotecária, e presidente Regional do Conselho de Biblioteconomia da 7ª Região, Ligia Paixão. Meyer chamou para receber a premiação junto com ele a bibliotecária Marisa Russo, a diretora da FACC/UFRJ, Araceli Cristina de Souza e a Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI), também da universidade, Paula Mello. “O curso de Biblioteconomia da UFRJ foi uma criação coletiva, que se deve a um fator estratégico, o de preservar a cultura do povo”, afirmou o docente.

A professora Ilce Cavalcanti, representante do Conselho Federal de Biblioteconomia, e integrante do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia foi surpreendida com a premiação da instituição. “Eu não sabia que a UFRJ iria ganhar este prêmio. Eu faço parte da universidade e estou muito contente. Este é um momento de valorização do profissional bibliotecário”, disse ela.

Muitos estudantes estavam presentes a cerimônia de premiação. O presidente do Sindicato dos Bibliotecários do Rio de Janeiro, José Renato Lopes de Oliveira, se disse feliz por ver na platéia muitos jovens que decidiram abraçar a carreira de biblioteconomia.