UFRJ inaugura em Macaé novas instalações do NUPEM

Depois de colaborar com a criação, em 1998, do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba que contribuiu para preservar a biodiversidade de uma área com 15 mil hectares no litoral Brasileiro, o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM/UFRJ) inaugurará, dia 10, o primeiro curso de graduação em ciências biológicas oferecido pela UFRJ, fora do Município do Rio de Janeiro. A nova sede contará com modernos laboratórios, salas de aulas, biblioteca e alojamentos para pesquisadores e estudantes.

agencia2412T.jpgNesta sexta-feira, dia 10 de março, às 16 horas, será inaugurada a nova sede do NUPEM – Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé, centro de ensino, pesquisa e extensão, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a presença do Secretário Executivo da Secretaria de Ensino Superior do MEC, professor Nelson Maculan, do reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, de representantes das pró-reitorias da Universidade, do Decano do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, prof. João Ferreira, do Prefeito de Macaé, Riverton Mussi Ramos , da Secretaria de Educação do Município, Milmar Madureira Pinheiro entre outras personalidades.

As novas instalações, construídas com a parceria decisiva da Prefeitura de Macaé, contam com modernos laboratórios, salas de aulas, auditório, biblioteca, alojamentos para pesquisadores, estudantes e abrigarão o primeiro curso de Graduação em Ciências Biológicas oferecido pela UFRJ fora do município do Rio de Janeiro.

O curso de Licenciatura, que tem início nesta semana, ofereceu 50 vagas no vestibular 2006 e ajudará a reduzir a enorme lacuna de ensino universitário público existente na região. Segundo o Coordenador do NUPEM, professor Francisco Esteves, os trabalhos desenvolvidos por este centro de pesquisa, que foi criado em 1994, vem fornecendo subsídios indispensáveis para que os administradores municipais possam desenvolver políticas públicas na gestão ambiental calcadas em conhecimentos científicos obtidos na própria região.

Reconhecimento
Desde de a sua criação, inicialmente acolhido em dois pequenos galpões do Parque de Exposição Agropecuária de Macaé, o Núcleo veio produzindo um vasto acervo de conhecimentos sobre rios, lagoas, flora e fauna da extensa faixa de restinga da região Norte Fluminense e acompanhando, de perto, os impactos da expansão urbana sobre a biodiversidade local. A partir de suas pesquisas de campo na Restinga de Jurubatiba, conquista a confiança da municipalidade e assegura a posterior implantação de um curso de graduação.

O envolvimento com questões decisivas para o desenvolvimento sustentável da região, tais como o suporte técnico-científico para a demarcação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e ações de extensão vinculadas as atividades da Escola de Pescadores, permitiu a interiorização da Universidade amparada por laços de integração com a comunidade.

Professores e estudantes da rede de escolas do ensino fundamental e médio participam de diversas atividades realizadas nos próprios ecossistemas de Macaé, colaborando para uma consciência ambiental dos cidadãos. Dessas atividades já participaram mais de 1200 professores e cerca de 10 mil alunos dos 15 municípios da região.

A região do Parque de Jurubatiba, que se estende pelos municípios de Macaé, Quissamã e Carapebus, passou a ser considerada pela UNESCO área de reserva da Biosfera e já propiciou o desenvolvimento de mais de 50 teses de pós-graduação. Equipes de universidades estrangeiras, como a de Minnesota ou Wyoming, ambas dos EUA, aparecem em fotos expostas nas paredes do NUPEM, que também vem abrigando em seus alojamentos e compartilhando em seus laboratórios pesquisadores da Alemanha, Dinamarca, Suécia, por exemplo.
As novas instalações do Nupem permitirão dar continuidade às pesquisas nos ecossistemas, em especial junto aos manguesais, o rio Macaé, na lagoa de Imboassica, dentre muitos outros que estão submetidos a forte degradação ambiental.
Para o reitor da UFRJ, o evento confirma o êxito de um trabalho desenvolvido por mais de uma década e é um passo decisivo na expansão do ensino público de qualidade para outras regiões do Estado.