Desenvolvimento de uma consciência ambiental

nanananananaanananana

Começou na segunda-feira, 6, e vai até sexta-feira, 10, o curso de aperfeiçoamento para professores dos ensinos Fundamental e Médio de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem) da UFRJ. O curso tem como objetivo capacitar os professores em assuntos que estejam relacionados ao meio ambiente, como a biodiversidade da flora e da fauna, sustentabilidade e degradação ambiental. Além disso, a realização desses cursos promove o fortalecimento da relação entre a comunidade e a universidade.

Os ambientes naturais de Macaé, como os Manguezais, mata Atlântica, rios, riachos, lagoas e o mar vão ser usados como salas de aula, favorecendo o aprendizado. Este é o décimo quinto curso promovido pelo Nupem na região que tem a parceria da Petrobrás e da Prefeitura de Macaé. Já passaram pelo curso mais de 1.200 docentes.

O curso, com 45 professores inscritos de seis municípios, permitiu que se formasse nos moradores da região de Macaé uma consciência ambiental antes inexistente. Prova disso foi o movimento social pela criação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, liderado pelas escolas da região, tendo a participação dos professores que integraram as turmas dos cursos promovidos pelo Nupem/UFRJ.

Segundo o coordenador do Nupem, Francisco Esteves, ” o curso que vem sendo oferecido ao longo dos anos é um verdadeiro sucesso, pois já passaram cerca de 1.200 docentes”.