Praia Vemelha reforça medidas de segurança

Medidas emergenciais de segurança vêm sendo adotadas para fazer frente a recentes atos de violência ocorridos no campus da Praia Vermelha. A reitoria da UFRJ, por intermédio da Prefeitura, iniciou, nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro, o cadastramento do corpo social das unidades que estão localizadas no Palácio Universitário e reforça equipe de vigilância.

agencia2370T.jpgDurante os dias 16, 17 e 18 de janeiro (segunda, terça e quarta), no horario das 9 às 19 horas, haverá no Salão Moniz de Aragão uma estrutura montada para recepção de dados para confecção de crachás de identificação. Para isso o servidor tecnico administrativo, professor ou estudante deverá levar um documento de identificação (carteira da UFRJ ou contracheque).
Essas medidas serão estendidas, em seguida, às demais unidades da Praia Vermelha, sendo que aqueles que não estiverem durante esses dias no Palacio Universitário poderão fazer na estrutura volante que estará percorrendo as unidades da Praia Vermelha.
Segundo o Prefeito Hélio de Mattos, “estaremos contemplando também todos aqueles que estiverem em período de férias e os alunos quando voltarem, em 6 de março do corrente”.
Todas as dúvidas sobre o cadastramento podem ser enviadas para o endereço eletronico:prefeito@pu.ufrj.br.

A confecção de crachás de identificação é fundamental para a implantação, em todas as unidades da Praia Vermelha, de um eficiente serviço de portaria, onde haverá porteiros e vigilantes terceirizados, que durante o período de atividades acadêmicas irão trabalharem no sistema de controle dos acessos aos predios da unidades da Praia Vermelha.

Confira, a seguir, a nota oficial da Reitoria sobre o assalto ocorrido dia 10 de janeiro:

N O T A

Sobre os acontecimentos ocorridos na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC-UFRJ), no campus da Praia Vermelha, em 10 de janeiro último, a Reitoria presta os seguintes esclarecimentos:

1.Em seguida ao assalto ocorrido nas dependências da FACC-UFRJ, conforme registro n° 06-0072 da Divisão de Segurança da Prefeitura Universitária (DISEG-PU), foram adotadas pela administração superior as medidas seguintes:

1.1.ampliação do número de postos de vigilância no campus da Praia Vermelha, em especial no Palácio Universitário, entre 7h e 23h;

1.2.adoção de sistema de identificação por crachás para o acesso e circulação de pessoas nas dependências do Palácio Universitário. O cadastramento terá início na próxima segunda-feira, dia 16 de janeiro;

1.3.controle permanente dos oito acessos ao Palácio Universitário por equipe de agentes de portaria ampliada em turnos consecutivos;

1.4.solicitação à Polícia Militar de reforço do policiamento ostensivo no entorno do campus;

1.5.reforço do controle de acesso às demais unidades de ensino e setores administrativos localizados no campus;

1.6.instalação de ronda ostensiva de agentes de vigilância no interior do campus;

1.7.intensificação da divulgação no campus do número telefônico para atendimento de emergência pela DISEG-PU (2295 7399 e 3873 5057).

2.As medidas acima complementam o conjunto de ações de segurança que vêm sendo realizadas pela reitoria especialmente nos campi da Ilha do Fundão e da Praia Vermelha, já amplamente divulgadas.

Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2006